entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Lavar o motor estraga o carro?

Hábito comum para ter uma aparência mais limpa pode causar problemas graves

30/03/2020 - João Brigato / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

O brasileiro é apaixonado por carros e por isso gosta de cuidar de seu automóvel. Limpá-lo é uma das práticas mais comuns, mas alguns vão além e gostam também de deixar o motor sem sujeira. Mas, lavar o motor ou limpar com produtos de limpeza pode estragar o carro?

Leia mais:
+ Check-up iCarros: o novo aplicativo de cuidados com o carro
+ Além do radar de velocidade, teremos radares de barulho
+ Volta às aulas: veja as infrações mais comuns

Segundo o CSVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), essa prática não é recomendada, principalmente se a limpeza for feita com produtos químicos ou com limpadoras de água de alta pressão.

O que acontece se lavar o motor?

Por conta de diversos sistemas eletrônicos e componentes de tecnologia, os carros mais atuais possuem inúmeros conectores elétricos de sensores que são sensíveis à penetração de água. Eles sempre ficam posicionados nas partes mais altas do motor as quais não entram em contato com a água.

Além disso, atuadores como o do sistema de injeção eletrônica, podem acumular água no caso de uma lavagem de alta pressão, com risco de mau contato e até oxidação interna do conector, gerando problemas e falhas no funcionamento do motor.

Se usar uma mangueira?

Mesmo sem a pressão das lavadoras, a presença de água nos cabos de vela ou bobinas de ignição também pode prejudicar o correto funcionamento do motor, pois pode causar fuga de corrente ao longo do cabo e do conector de vela.

+ Confira todos os recursos que o Check-up iCarros oferece

Posso limpar com produtos químicos?

A utilização de agentes químicos para limpeza, soluções alcalinas mais conhecidas como limpa-baú, pode provocar reações e ressecamento em retentores do motor, mangueiras, correias e borrachas em geral, além de causar oxidação em determinados metais e conectores. O correto é evitar qualquer tipo de agente químico.

Como posso deixar o motor limpo sem prejudicar o carro?

O ideal para limpeza do motor é o uso de um pano úmido apenas com água limpa, sem nenhum tipo de produto. Passe nas partes plásticas que acumulam sujeira e evite ao máximo passar o pano em conectores e fios elétricos. Posteriormente, um pano seco para remover eventuais sujeiras ajuda a manter o motor limpo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.