entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Agilidade é a principal característica XTZ 125X

Ideal para o trânsito urbano, a XTZ 125 X 2009 ganhou um face-lift e capacidade para atender ao Promot 3

26/02/2009 - Texto: Aldo Tizzani (da Infomoto)/ Fotos: Renato Durães (da Infomoto) / Fonte: iCarros

Quando o assunto é agilidade no trânsito urbano, logo pensamos na “fluidez” de uma motocicleta. Aliado a rapidez, a moto hoje precisa cumprir outra função, a de poluir menos o meio ambiente. Construída sobre a trail XTZ 125, a linha 2009 da XTZ 125 X traz como diferenciais rodas aro 17 polegadas e pneus de perfil esportivo, principal característica do conceito motoard. Com estes atributos, a moto da Yamaha oferece grande mobilidade ao motociclista e também já está de acordo com a nova lei de emissão de poluentes (Promot 3).

Em comparação a sua irmã on/off-road, a mini-motard de 125 cc conta com motor e tampas laterais pintadas em preto. Na parte dianteira, está o face-lift pelo qual passou a XTZ 125X. Chama a atenção a nova carenagem do farol, bastante eficiente e seguindo o design da linha WR (modelos off-road profissionais). Outras pequenas mudanças na linha 2009 são a proteção do escapamento, agora com acabamento também em preto, e os adesivos na cor laranja. 

Como diferenciais, a 125 X tem ainda protetores de bengala em plástico rígido, escapamento e balança pintados em preto fosco. Além disso, a “X” apresenta lentes de pisca arredondadas e translúcidas herdada da XTZ 250 X e pára-lama mais curto. 

Suspensão e freios

A ciclística permaneceu inalterada na linha 2009. O quadro é um duplo berço, com motor fazendo parte da estrutura. Na dianteira, o garfo telescópico convencional tem 180 mm de curso, assim como a suspensão traseira monoamortecida. Ambas absorvem tranquilamente as irregularidades do piso. A representante do conceito “X” da Yamaha está calçada com pneus Pirelli MT 75, de perfil mais esportivo, que ajuda a moto a “grudar” no chão.

Assim, a pequena notável é destinada a um público jovem, que gosta de aventuras pela selva de pedra. Como nas supermotards de maior cilindrada, a XTZ 125 X impressiona pela capacidade de fazer curvas e mudanças rápidas de direção. Em comparação a uma moto street, a 125 X leva algumas vantagens: a moto é mais alta; o piloto fica mais ereto e mais “encaixado” sobre a moto, que conta com banco estreito e tanque de 10,6 litros.

O conjunto de freios permaneceu o mesmo da versão anterior. Na dianteira, a XTZ 125 X tem freio a disco de série – disco de 220 mm de diâmetro com pinça de dois pistões. Na traseira, um tambor de 130 mm de diâmetro. Em função do baixo peso da moto (105 Kg a seco), o sistema de freios dá conta do recado. Com destaque para o dianteiro, que faz a moto diminuir rapidamente a velocidade.

Motorização

Para atender a legislação antipoluente, a mini-motard da Yamaha ganhou um novo carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo, válvula solenóide de “cut-off” e um sensor de posição do acelerador (TPS – Throttle Positioning System). O carburador é o mesmo que equipa a street YBR 125 Factor e também a trail XTZ 125. Na prática, as alterações serviram para oferecer respostas mais rápidas e menor índice de emissões, porém com menos potência e torque. Além disso, a linha XTZ 125 X 2009 ganhou um novo catalisador.
 
Lançada no final de 2007, a moto está equipada com um motor monocilíndrico de quatro tempos, de 123,7 cm³, comando simples no cabeçote com duas válvulas e refrigeração a ar. Agora a linha XTZ X 2009 gera uma potência máxima de 10,9 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1,11 kgf.m a 6.000 rpm.  O propulsor, de mecânica bastante simples, chega a rodar 40 Km com um litro de gasolina. Em função do novo catalisador, a moto perdeu um pouco de potência e torque (anteriormente eram 12,5 cv e 1,19 kgf.m, respectivamente), porém o produto está de acordo com sua proposta urbana. Como agilidade não leva em consideração a velocidade final, a 125 X da Yamaha não passa dos 110 Km/h. Porém, na prática, a moto se “esquiva” bem entre os carros. Disponível apenas na cor preta, a XTZ 125X K (com partida a pedal) tem preço sugerido de R$ 7.231,00.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.