Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse
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Comparar o desempenho de carros e motos é irresistível. Principalmente quando estamos falando dos representantes que estão no topo da pirâmide. No caso, o nosso duelo será entre os mais potentes veículos em produção de duas e quatro rodas. Máquinas projetadas para atingir velocidades sem precedentes e testar os limites de quem está atrás do volante ou guidão.
Ele é grande (2,71 m de comprimento por quase 2 m de largura) e seu nome significa Velocidade em francês. Apresentado em março, no último Salão de Genebra, o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse é a mais nova encarnação do modelo que entrou para o hall dos maiores superesportivos do mundo, capaz de cruzar a barreira dos 400 km/h.
O Vitesse é equipado com um motor injetado de 16 cilindros em W de 7993cc, turbo quádruplo com intercooler, duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e 64 válvulas. O parrudo propulsor rende ao Veyron impressionantes 1.200 cv de potência máxima a 6.400 rpm e ainda 153 mkgf de torque máximo a 3.000 rpm.
Os números, que mais parecem as especificações técnicas de um jato comercial, fazem desta nova encarnação do Veyron o carro de produção mais potente do mundo. A tração integral e a força do propulsor são capazes de levá-lo da imobilidade até 160 km/h em apenas cinco segundos e, apesar do peso de quase duas toneladas, a uma velocidade final de 410 km/h. Devidamente auxiliado pela transmissão de sete velocidades que pode ser automática como manual. Tudo isso disponível por cerca de 2 milhões de Euros, o que equivale a aproximadamente R$ 5 milhões.
Enquanto isso, em duas rodas...
Desembolsar quase R$ 5 milhões para ter um Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse com certeza não é para todo mundo. Entretanto, se o que você procura são fortes doses de adrenalina independentemente do veículo, há algumas motocicletas que podem suprir essa necessidade por velocidade.
Uma delas e a que mais se encaixa em uma comparação com o bólido francês é a Kawasaki ZX-14R. Equipada com um motor de quatro cilindros em linha refrigerado a líquido de 1.441 cm³ e comando duplo no cabeçote (DOHC), a mais potente máquina da Casa de Akashi não tem a sua potência revelada pela fabricante. Mas testes feitos pela imprensa internacional revelaram que a moto chega a mais de 200 cv. E, graças ao auxílio do sistema Ram Air de indução de ar, responsável por coletar e direcionar o ar na frente da moto para dentro do motor e otimizar seu funcionamento, acredita-se que ela possa bater a marca dos 250 cv.
Com preço sugerido a partir de US$ 14.700 cerca de R$ 29 mil e com 265 kg de peso seco, a ZX-14R tem uma relação peso/potência considerável se compararmos a do superesportivo da Bugatti, sendo 1,6 kg/cv para o coupê e 0,94 kg/cv para a Kawa. Essa extraordinária relação se deve ao tipo de construção de ambos modelos. O Veyron tem chassi fabricado em fibra de carbono, de seção tubular; e a Ninja ZX-14 usa monocoque em alumínio.
Quem ganha?
Ambos têm motor de sobra e muita tecnologia embarcada, sendo assim, imaginar um duelo entre eles seria no mínimo interessante. Portanto, enquanto um teste de verdade não sai, façam as suas apostas. Quem leva a melhor? O baixo peso e o torque da superbike japonesa ou a cavalaria do coupê francês? Em trechos travados, a Ninja levaria vantagem. Agora, se o pega fosse feito em um circuito com grandes retas, o Bugatti deixaria a super Kawa comendo poeira. Será? Façam suas apostas. Comentem, compartilhem.