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Campeã de vendas, Honda Titan 2009, ganha injeção e novo design

Sétima geração da CG comprova a eficácia da alimentação eletrônica de combustível e da nova ciclística, mais ágil

03/12/2008 - Texto: Arthur Caldeira (da Infomoto) / Imagens: Caio Mattos (da Infomoto) e Divulgação / Fonte: iCarros



A Honda ainda promete uma economia de combustível de cerca de 8 %. Mas, mesmo que o consumo não seja assim tão melhor, as vantagens do sistema de injeção de combustível desenvolvido pela Keihin, especialmente para o modelo, são muitas. A primeira delas é que o motociclista tem a certeza de pilotar um veículo que polui menos – com índice de emissão menores que muitos automóveis -, além dos benefícios já citados.
A adoção da injeção demandou também uma mudança no tempo de abertura das válvulas e outras pequenas mudanças no motor para acomodar os sensores de oxigênio e temperatura do óleo. Mas não resultou em grandes mudanças nos números de desempenho. A potência manteve-se em 14,2 cv, porém agora a 8.500 rpm. O torque caiu levemente: passou de 1,35 kgf.m para 1,32 kgf.m a 7.000 rpm.

Os números máximos do novo motor chegam em rotações mais elevadas – o que, na teoria, sugere uma perda de desempenho em baixos regimes. Porém, na prática, isso não acontece porque a CG Titan ganhou também um catalisador no escapamento, que abafa os gases da combustão gerando uma contra-pressão no motor e garantindo melhor torque nas baixas rotações. A potência e o torque em giros mais altos obrigaram também o reescalonamento das quarta e quinta marchas.

Ciclística mais ágil

Depois de conferir o desempenho da nova CG Titan 150, era hora de testar as novidades no conjunto ciclístico. O quadro do tipo diamante estampado em aço ficou 600 g mais leve, além de ter os pontos de rigidez reforçados. O novo conjunto óptico também ficou mais leve e as bengalas da suspensão dianteira estão mais próximas do piloto, resultando em mais agilidade nas mudanças de direção.

No teste feito no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba (SP), havia o modelo anterior para comparação. Bastava subir na nova moto para perceber que a posição de pilotagem ficou mais confortável, de fato. Resultado do novo tanque e também do banco mais amplo.
Em geral, todas as versões da Honda Titan 150 ficaram mais leves. A versão “KS” (com partida a pedal e freio a tambor na frente) passou de 118 kg a seco para 115,9 kg, enquanto a “ES” (com partida elétrica) pesa agora 116,9 kg. Já a “ESD”, top de linha com freio a disco e partida elétrica passou de 121 kg (a seco) para 119,4 kg.

O freio a disco da Honda CG 150 Titan ESD ainda ganhou uma nova pinça de freio com dois pistões, mais eficaz e progressiva.

Preço

Uma das principais preocupações da Honda na nova versão da moto mais vendida do Brasil foi não alterar muito seu preço. Mas com tantas novidades foi inevitável o aumento. O preço público sugerido (sem frete e seguro incluídos) de todas as versões sofreu reajuste. A versão mais simples, a “KS”, passou dos R$ 5.744 para R$ 6.040. Já a versão ES saltou de R$ 6.322 para R$ 6.590. No caso da versão mais completa, a ESD, o preço foi de R$ 6.679 para R$ 6.990. Reajuste médio de cerca de 5% - justificado pelas novas tecnologias empregadas na motocicleta.  

Mas para atender quem quer uma moto ainda mais em conta, a Honda tem na sua linha a CG 125 Fan, que também mudou para 2009. Ainda não recebeu a injeção eletrônica, mas um novo motor com comando de válvulas no cabeçote (OHC) em vez do comando por varetas (OHV) da Fan anterior. Além de um grande catalisador para atender à legislação. Outra novidade da Fan é a versão com partida elétrica, além da nova roupagem – herdada da agora aposentada Titan 2008. 
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