Lançado na Europa, o scooter Honda PCX 125i é o primeiro veículo de duas rodas a receber a tecnologia start-stop. Traduzindo: depois de três segundos com o scooter parado, o motor é desligado automaticamente e uma luz de aviso se acende no painel. Ao acelerar o veículo o motor é ligado instantaneamente e o indicador se apaga. No guidão há ainda um botão que desabilita o sistema.
Essa tecnologia, em percursos urbanos, economiza em média 5% do consumo de combustível. Assim o versátil scooter chega a rodar 48 km com apenas um litro de gasolina. Outras características do modelo nipônico são o design moderno, motor de 125 cc com 11 cv de potência máxima, refrigeração líquida, sistema de freios combinados (CBS) e tanque de 6,2 litros.
Criado inicialmente para os automóveis, a tecnologia start-stop funciona desligando automaticamente o motor quando o veículo está parado. Para que o motor seja religado, basta acelerar. Com isso, além de diminuir as emissões de gases, o carro tem um menor consumo por quilômetro rodado. Essa tecnologia já está sendo usada com sucesso no Brasil pelo Smart MHD e, aos poucos, as montadoras estão ampliando o uso do start-stop.