A Super Ténéré tem preço praticado de R$ 60.000, semelhante à concorrência
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A espera por uma Multistrada pode chegar a três meses nas mãos do importador local
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Mais urbana do que aventureira, a Ducati Multistrada disponibiliza um pacote eletrônico completo
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A XT 1200Z nasceu com o espírito da família Ténéré e é ideal para encarar a terra
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Líder de emplacamentos no País, a R 1200 GS é completa, tanto no off como no on-road
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Comercializada pela Kawa por R$ 49.990, a Versys 1000 deve conquistar muitos fãs
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A Kawasaki Versys 1000 chegou ao Brasil em junho e se destaca pelos quatro cilindros em linha
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Com alma aventureira, a 990 Adventure vai muito bem no fora de estrada
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O design inconfundível da KTM 990 Adventure a difere das outras big-trails
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Seu motor de quatro cilindros em "V" é inédito no segmento
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A R 1200 GS é a motocicleta da BMW mais vendida em todo o mundo Divulgação Mais nova integrante do segmento, a Honda Crosstourer chega com muita
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A R 1200 GS é a motocicleta da BMW mais vendida em todo o mundo
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Os motociclistas apaixonados pelo segmento de motocicletas bigtrail de alta cilindrada têm motivos de sobra para sorrir. O mercado nunca ofereceu tantas opções para eles como agora. Praticamente todas as marcas premium - com exceção da Harley-Davidson - têm uma representante neste segmento, que já foi dominado pela BMW R 1200 GS e pela falecida Honda Varadero XL 1000V. A bigtrail da marca alemã continua viva no mercado e, aliás, domina o ranking de emplacamentos do segmento com 488 unidades até junho deste ano. Mas a Honda não ficou parada e acaba de anunciar a chegada da nova VFR 1200X Crosstourer no Brasil, sua representante para este segmento.
Ainda tem a Ducati, que permanece nas mãos de um importador local no País, que disponibiliza a Multistrada, além da fabricante austríaca KTM, com a 990 Adventure. Todavia, a dificuldade de aquisição e manutenção destas motos deixa os números de mercado das bigtrail relegadas a um segundo grupo - o interessado em comprar uma Multistrada terá de esperar três meses por um novo lote, de acordo com a concessionária da marca em São Paulo.
Quem aproveitou a deixa foi a Yamaha. Trouxe a Super Ténéré 1200 em 2011 e já figura na segunda posição do ranking da Fenabrave com 216 unidades comercializadas até junho de 2012 - clientes reclamam da lista de espera do modelo e a nossa reportagem confirmou que para aquisição de mais de uma Super Ténéré o tempo de espera chega a 15 dias.
Opções japonesas
Antes dominado pelas marcas europeias, o segmento bigtrail de alta cilindrada começa a ficar com cara japonesa. Depois da chegada da Super Ténéré, a Kawasaki apresentou, no mês passado, a nova Versys 1000, única representante deste nicho com motor de quatro cilindros em linha. O modelo ainda não aparece nos números de emplacamentos, mas seu preço, R$ 49.990, e os quatro "canecos" alinhados devem fazê-la conquistar uma porção de fãs.
Assim como a mais nova representante do segmento, a Honda Crosstourer. Com rodas de aro 19 da dianteira e 17 na traseira, a Crosstourer tem vocação mais on-road e se assemelha muitos mais à Versys 1000 e à Multistrada que às aventureiras Super Ténéré, R 1200 GS e 990 Adventure. Mesmo assim, a Crosstourer chega com inovações: um motor inédito de quatro cilindros em "V" e o sistema de dupla embreagem, chamado de Dual Clutch Transmission (DCT), já utilizado na VFR 1200F.
Amansado na bigtrail, o propulsor entrega 129,2 cv de potência a 7.750 rpm e um torque máximo de 12,8 mkgf a 6.500 rpm, colocando a Crosstourer como a mais potente do segmento. Outro diferencial é o DCT. O câmbio é auxiliado por duas embreagens que trabalham em conjunto. Enquanto uma opera as marchas ímpares (1, 3, 5) a outra se encarrega de engrenar o conjunto par (2, 4, 6). Com o auxílio desta eletrônica, o piloto pode se preocupar somente em selecionar o câmbio - automático ou manual - e acelerar.
Concorrência também no bolso
Infelizmente, a Honda ainda não divulgou o preço do seu mais novo lançamento, justificando que a chegada da Crosstourer nas concessionárias da marca acontecerá somente em outubro. No entanto, acreditamos que seu preço sugerido deva ficar entre R$ 55 e R$ 60 mil, valor acima do cobrado pela Kawasaki na Versys 1000 (R$ 49.990).
A outra representante nipônica do segmento cobra valor semelhante em sua motocicleta aventureira: são R$ 60 mil pela Super Téneré. Já as bigtrail de origem européia custam um pouco mais ao consumidor brasileiro, com exceção da KTM.
A Ducati Multistrada e a KTM 990 Adventure, representadas pelo mesmo importador, tem preço praticado de R$ 79 mil (topo de linha) e R$ 56.900 (ABS), respectivamente. Já a líder BMW R 1200 GS é vendida a partir de R$ 63.900, já com freios ABS. E tudo indica que a Triumph chegará, enfim, no segundo semestre deste ano sem subsidiário, colocando a Tiger 1050 para acirrar ainda mais o segmento das motos para toda obra.