Ducati Corse Special Edition
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Suzuki GSX R 1000 Aniversario
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Triumph Rocket Roadster
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Recheado de notícias, o 67ª Salone Internazionale del Motociclo, traduzindo: Salão Internacional de Motor (EICMA 2009), realizado ente 10 e 15 de novembro, em Milão, capital mundial da moda e do design, reuniu em 55 mil metros quadrados 1.341 marcas, de 31 países, divididas em seis pavilhões. Duas ausências foram muito sentidas no maior salão do setor: Honda e Yamaha. Porém, como o mundo é feito de oportunidades, as marcas européias, principalmente as italianas, souberam aproveitar e lançaram produtos de alto nível tecnológico e estético, muitos deles concorrentes diretos dos produtos nipônicos.
Já que estamos falando de Europa e Ásia, houve uma “invasão” chinesa no Salão de Milão. Parecia que estava andando pelos corredores do Salão Duas Rodas. Só para se ter uma idéia da força do mercado consumidor chinês, o EICMA irá organizar em abril de 2010 uma feira na região do Cantão, sul da China. Para Guidalberto Guidi, presidente do EICMA, o acordo é histórico. “Será uma experiência ímpar levar a maior feira de motos do mundo para o maior mercado consumidor do planeta”, explica o executivo. Então, “se Maomé não vai à montanha. A montanha vai até Maomé”, brinca o presidente do EICMA.
Diferentemente dos políticos brasileiros, os italianos vêem as motocicletas como veículo amigo, sinônimo de mobilidade. Na cerimônia oficial de abertura do EICMA 2009, a prefeita de Milão, Letizia Moratti, declarou: “os veículos de duas rodas proporcionam economia de tempo e de combustível”. Confira os principais lançamentos do Salão de Milão, cidade que tem suas ruas infestadas (no bom sentido de scooters e motocicletas).
DUCATIJogando em casa, a marca italiana apresentou de uma só vez em Milão quatro novas linhas de produtos. A primeira foi a Ducati Corse Special Edition, nas versões “S” e “R”. Equipadas com o motor de 1198, as superesportivas conta com um tanque confeccionado em alumínio, escape Termignoni e cavalaria que varia entre 170 e 180 cv de potência máxima.
Na linha Supermotard, três novidades: os modelos 796, 1100 EVO e 1100 EVO SP. O modelo topo de linha – 1100 EVO SP – conta com um motor de 1100 cm³, que gera 95 cv de potência máxima. Nesta versão super equipada, a moto ganhou detalhes em fibra de carbono e peças das melhores grifes – suspensões Öhlins e Marzocchi, freios Brembo e rodas Marchezini. Já o “carro-chefe” da Ducati, a linha Monster ganhou sistema de freios ABS em busca de mais segurança.
Agora quem roubou a cena mesmo foi a Multistrada 1200. Na apresentação do modelo, o presidente da Ducati, Gabriele Del Torchio, disse que a nova moto, uma big-trail, não tem a intenção de ser a principal concorrente para a BMW R 1200 GS. Modéstia à parte, este projeto teve o objetivo de montar quatro motos em uma. Ou seja, ter em um mesmo produto características esportivas, estradeira, urbana e de uma fora de estrada.
Esta moto 4 x 1 conta com controle de tração, sistema de freios ABS, acelerador eletrônico e regulagem das suspensões. Dependendo do estilo de pilotagem, a potência pode variar entre 100 e 150 cv – já que conta com três modos de pilotagem– e 12 kgf.m de torque. A moto pode alcançar 280 Km/h.