entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

TT-R 230 2010, perfeita para iniciantes

Off-road da Yamaha, ideal para começar a se aventurar por trilhas leves, ganha farol no modelo 2010

15/01/2010 - Aldo Tizzani / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Em função do grande número de pilotos que participam de provas amadoras de enduro, o modelo 2010 da Yamaha TT-R 230 abandonou o number plate e adotou um farol integrado. Assim, os trilheiros terão mais segurança para deslocamentos noturnos. Com preço sugerido de R$ 10.338,00, a moto pode ser uma boa opção, principalmente para pilotos iniciantes. Só por curiosidade, sua principal concorrente, a Honda CRF 230F, tem preço bastante similar: R$ 10.530,00.

Inspirada na linha YZ – modelo especial da marca dos três diapasões – a TT-R 230 é fabricada no País desde 2004. No início era apenas para atender às exportações. Apenas no final de 2007, o modelo começou a ser vendido no mercado interno. A moto é a opção ideal para pilotos com pouca experiência, já que a moto apresenta baixa altura do assento e longo curso das suspensões, características que facilitam o controle da máquina e, consequentemente, uma fácil pilotagem.

O assento da TT-R 230 tem uma altura (870 mm), é longo e avança sobre o tanque de combustível de oito litros. Assim, o piloto terá bastante mobilidade sobre a motocicleta. Outro fator que ajuda nas mudanças de direção é o baixo peso, apenas 107 kg a seco.

Motor e ciclística

Equipada com motor monocilíndrico, quatro tempos de 223 cc, OHC, refrigerado a ar e com duas válvulas no cabeçote, a TT-R 230 oferece torque e potência em ampla faixa de utilização para a prática do off-road. Este propulsor é praticamente o mesmo da “aposentada” XT 225, modelo que antecedeu a XT 250 Lander. Já o câmbio da TTR-230 tem seis velocidades, de engate fácil e preciso.

A suspensão dianteira tem curso de 240 mm, enquanto a traseira é dotada de um novo sistema de link da suspensão (220 mm de curso), responsável pela progressividade e grande absorção de impactos com o solo. Já o sistema de freio é composto por disco simples de 194 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm de diâmetro na traseira. As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira e estão calçadas com pneus off-road, nas medidas 80/100 21 (D) e 100/100 18 (T).

Montada sobre um quadro semiberço duplo, a TT-R 230 está disponível somente na cor azul. Como não traz todos os itens exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, a TT-R 230 não pode ser emplacada e, consequentemente, não pode circular em vias públicas. É um modelo exclusivo para o uso fora de estrada.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.