O paralama dianteiro também foi confeccionado em fibra de carbono
1/9
A F3 Serie Oro traz suspensão Öhlins e freios Brembo
2/9
A moto foi exibida na concessionária Intercar, de São Paulo (SP)
3/9
A moto italiana foi adquirida por um colecionador de São Paulo por R$ 170 mil
4/9
Única na América Latina, a F3 Serie Oro vendida no Brasil tem o número "74" de 200 motos fabricadas
5/9
Na F3 Serie Oro muitas peças ganharam acabamento em dourado
6/9
As ponteiras dos escapamentos são feitas em fibra de carbono
7/9
O modelo superesportivo italiano conta com amortecedor de direção
8/9
O kit, na forma de motor, traz chave, certificado de autenticidade e pen drive com o manual
9/9
Moto de série mais cara do Brasil, o único exemplar da MV Agusta F3 Serie Oro disponível para a América Latina, de um lote de apenas 200 unidades produzidas em Varese, na Itália, foi adquirida por um colecionador de São Paulo. Por motivos óbvios o novo proprietário da "macchina" não quis se identificar, mas desembolsou a bagatela de R$ 170 mil pela joia italiana. Para quem está chegando agora ao mercado de motos Premium, a moto faz parte de uma série especial criada em comemoração ao lançamento da F3, nova superesportiva que deve chegar aqui no Brasil no início de 2013.
Mas o que faz desta moto a mais cara do País? Os detalhes! A edição limitada traz peças em fibra de carbono, suspensão e amortecedor de direção Öhlins, pinças dianteiras em monobloco da grife Brembo, pedaleiras do piloto ajustáveis, banco em couro e placa de identificação em ouro, trazendo o número de série da motocicleta. A unidade vendida no Brasil tem o placa com o número 74. Além disso, a moto traz ainda o premiado design italiano, motor três cilindros de 675cc e várias peças pintadas em dourado - rodas, grade das saídas de ar e protetor do motor.
Aliás, esta moto tem propulsor capaz de gerar 126 cv de potência máxima (a 14.400 rpm) e torque máximo de 7,24 kgf.m de torque a 10.600 rpm. A F3 pode chegar a 260 km/h de velocidade máxima, segundo a marca italiana. Além disso, a moto conta com outros diferenciais como controle de tração, sistema EAS (Eletronic Assisted Shift), que permite ao piloto trocar as marchas sem o auxílio da embreagem.
O novo dono desta preciosidade recebeu também um kit especial, que remete aos três pistões do propulsor da motocicleta, contendo chave, certificado de autenticidade e pen drive com o manual do proprietário. No kit o que chama a atenção, além do formato, é uma frase de Claudio Castiglioni, presidente da MV Agusta que faleceu ano passado: "Al mondo esistono molte moto belle ma MV Agusta é un'altra cosa...". Na tradução literal: No mundo existem muitas motos belas mais MV Agusta é outra coisa. Com certeza Castiglioni estava se referindo ao design, arquitetura do quadro e motor; além das riquezas de detalhes que transformaram a marca em referência no segmento de motocicletas de luxo.
MV no Brasil e no mundo
De dezembro do ano passado para cá a marca italiana vendeu 201 unidades no Brasil, número 30% superior ao alcançado nos quatro anos em que as motos foram importadas. A superesportiva F4 respondeu por quase 60% dos emplacamentos. Hoje, as motos comercializadas no País são fabricadas em Manaus (AM) pela Dafra. Para Marcus Vinícius S. Santos, gerente da MV Agusta Brasil este número é motivo de comemoração para a marca no Brasil. Até o final do ano devemos chegar a 500 motos vendidas, do total de 8.000 motos que devem ser produzidas pela marca, somando as operações na Itália e também no Brasil. Ano que vem a MV deve fabricar 12 mil unidades. Com certeza a F3 e a Brutale 675 serão as grandes responsáveis pela guinada da marca italiana, já que são modelos de volume - de produção e vendas -, isso sem dizer que serão motos mais acessíveis. Além disso, a MV está ampliando sua operação comercial. Em julho entrou oficialmente no mercado sul-africano.
"Termos recebido uma F3 Serie Oro demostra o amadurecimento e o potencial do mercado brasileiro de motocicletas Premium", explica Marcus Vinícius. Agora o que nos resta é aguardar a F3, superesportiva de 675cc, o próximo lançamento da MV para o mercado brasileiro, que deve chegar no início de 2013.