Especula-se que o propulsor de três cilindros mostrado em Colônia será instalado na próxima geração das superesportivas
19/10/2012 - Carlos Bazela/Agência INFOMOTO (Fotos: divulgação) / Fonte: iCarros
De acordo com a imprensa europeia, o novo propulsor de três cilindros que a Yamaha apresentou este mês durante o Salão de Colônia, na Alemanha, já tem um destino certo e surpreendente. Na verdade, dois destinos. Segundo informações, fontes próximas à marca japonesa afirmaram que o motor com a nova arquitetura será incorporada nas suas duas superesportivas: a YZF-R6 e YZF-R1, que ainda passariam a ser de 675 e 1100cc, respectivamente. Segundo se comenta, as mudanças seriam feitas na próxima geração dos modelos, prevista para chegar em 2014 e a Yamaha já estaria fazendo lobby junto à organização do Mundial de Superbike para que haja uma mudança na regulamentação do campeonato. Esta nova regra seria para permitir a participação de motos com motor de três cilindros com capacidade cúbica superior às 1000cc dos motores de quatro cilindros e menores do que 1200cc correspondentes aos propulsores de dois para que a - suposta - nova R1 não precise abandonar a competição. Será?