15/12/2010 - Gustavo Zucchi / Fonte: iCarros
Na hora de comprar um carro é necessário olhar mais que o preço. Além dos diversos serviços e impostos que vão consumir algum dinheiro extra do proprietário, como o IPVA e o seguro, é bem provável que o novo dono não vá querer levar para casa um carro pelado e sem nenhum conforto ou personalização. Fato consumado é que, hoje, no Brasil, praticamente todas as montadoras oferecem diversos tipos de opcionais, incluindo itens de segurança, praticamente obrigatórios. Caso opte por equipar seu carro por completo, a compra pode sair quase 50% mais cara que o preço original em algumas situações.
É o caso do Gol 1.0 da Volkswagen. O modelo tem preço de entrada de R$ 29.650. Com os quase R$ 30 mil, dá para levar o modelo sem nenhum diferencial para casa. Mas, quem quiser equipar o veículo, vai ter de juntar bem mais. Só a pintura metálica adiciona R$ 1.010 ao preço do Gol. Com outros acessórios, o modelo pode chegar a custar quase R$ 45 mil, um aumento que equivale à metade do preço de entrada.
E os alemães da Volks não ficam sozinhos nessa. O segundo modelo mais vendido de 2010, o Novo Uno da Fiat chega a ter um aumento de 31% do preço total do veículo se equipado com os itens opcionais. Só o airbag, um dos equipamentos que devem se tornar obrigatórios no Brasil, custa R$ 2.335.
Já o lançamento da montadora para 2011, o Fiat Bravo, também fica na marca dos 30% do preço total em opcionais. Seguindo a linha do aposentado Stilo, hatch médio em que só o teto solar do modelo acrescia R$ 4.609, quase 10% do valor do carro. Juntando todos os opcionais disponíveis, o valor chegava aos R$ 20.909 (ou 37% do valor total), suficiente para comprar um carro usado, ou ainda, com mais um pouco, adquirir um Mille, que hoje sai por R$ 23 mil.
Preço de quatro populares
Não são apenas entre os populares que os opcionais acabam tendo um valor significativo no gasto total. As marcas de luxo também oferecem a seus consumidores diversas opções de acabamentos diferenciados, tecnologias avançadas e itens de conforto. A diferença é que, no caso deste segmento, o preço de um opcional não pesa tanto na hora de fechar a compra, já que quem adquire um veículo de luxo não está tão preocupado com cifras. Entretanto, o valor assusta. O preço de certos pacotes é mais que suficiente para comprar não um, mas vários modelos existentes no mercado brasileiro.
O sedã luxuoso Audi A8, por exemplo, sai por cerca de R$ 505 mil, mas dependendo da vontade (e do dinheiro) do cliente, pode vir equipado com o pacote de acabamento Balao Brown, que aumenta em R$ 113 mil reais, quantia suficiente para comprar quase cinco Fiat Mille ou quatro Volkswagen Gol.
"Esse item é escolhido por clientes que admiram a sofisticação que esse opcional traz para um modelo", explicou o analista de Produto e Preço de Audi, Gerold Pillekamp. Segundo ele, o valor não é um empecilho para quem quer um carro de luxo como o A8. "O A8 começou a ser vendido há pouco tempo, praticamente um mês apenas de venda, e como esse opcional é muito exclusivo, até agora todos foram emplacados com ele", afirmou.
Entretanto, não é o acabamento que chama mais atenção do público. "Na Audi, para o mercado brasileiro, os opcionais mais vendidos são os equipamentos que trazem tecnologia para os nossos modelos, como Audi Drive Select, Audi Side Assist e sistemas de som como Bose ou Bang Olufsen", completou.
Mas, mesmo modelos voltados para quem busca luxo e conforto não fogem tanto da regra. No caso do A8, o pacote mais caro representa 24% do preço total do veículo. Outro modelo que agrada à classe A, o MINI Cooper, tem sua versão mais barata custando R$ 79.700. O preço aumenta R$ 29.660 se equipado com pintura metálica, bancos de couro e o pacote Chilli, que agrega a maioria dos itens opcionais. Acréscimo que representa 37% do preço total, o mesmo porcentual que atinge o Fiat Bravo.
> Quer comprar um carro com os opcionais que você sempre sonhou? Procure aqui
> Quer vender seu carro? Anuncie aqui
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro