Honda lança novo Accord com 252 cv e 10 marchas

Nova geração do sedã grande da marca adota 2.0 turbo no lugar do V6 e acrescenta mais tecnologia a sua fórmula

07/11/2018 - Texto: Thiago Moreno, com Iago Garcia / Fotos: Iago Garcia e Divulgação / Fonte: iCarros

A Honda revelou a 10ª geração do sedã Accord para o mercado brasileiro. O primeiro veículo comercializado oficialmente pela Honda no Brasil e vendido desde 1992 no país chega completamente reformulado, com novo design, nova motorização mais equipamentos de segurança. As vendas devem começar ainda em 2018 e, de acordo com a Honda, a versão única Touring custará R$ 198.500.

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Entre alguns dos itens de série, o modelo traz banco do motorista com ajuste elétrico de 12 posições com apoio lombar de altura regulável e ventilação. A cabine tem um sistema multimídia novo, incluindo um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com controles físicos rotativos de volume e sintonia, além de compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, bem como a tecnologia de recarga de celulares por indução no console central.

O modelo traz ainda um novo head-up display de 6 polegadas, sistema de som Premium, teto solar, oito sensores de estacionamento, câmera de ré, partida, abertura e fechamento do carro sem chave, navegador nativo, dentre outros equipamentos.

Entre os itens de segurança, o novo Accord inaugura no Brasil o pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING como equipamento de série. O Honda SENSING inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) (Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade), CMBS (Collision Mitigation Braking System) (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Lane Keeping Assist System) (Sistema de assistência de faixa) e o RDM (Road Departure Mitigation System) (Sistema para mitigação de evasão de pista)

Os sistemas de segurança ativa e passiva incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Sob o capô, o novo Accord oferece um inédito motor 2.0 turbo com injeção direta, comando de válvulas VTEC e duplo VTC, em conjunto com uma nova transmissão automática de 10 velocidades desenvolvida pela Honda (10AT), a primeira desse tipo para um carro com tração dianteira.

O novo 2.0 turbo compartilha em grande parte o projeto do esportivo Civic Type R, oferecendo torque superior ao motor V6 anterior e desempenho ainda mais refinado.

Com pressão máxima de 20,8 psi na turbina, o motor 2,0 litros do Accord fornece 252 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm. O 2.0 turbo também proporciona uma entrega de força muito mais ampla, sustentando uma vantagem em torque que abrange toda a faixa operacional entre 1.200 e 4.800.

 A transmissão automática 10AT de 10 velocidades, desenvolvida pela Honda, é a primeira desse tipo no segmento do Accord. Projetada para máxima eficiência com baixa inércia interna e uma amplitude excepcionalmente grande, a 10AT maximiza o desempenho e consumo de combustível. Comparada à anterior caixa automática de 6 marchas, a 10AT é 9,97 kg mais leve e tem uma amplitude total 68% maior, com a primeira marcha 43% mais baixa e a marcha mais elevada, 17% mais alta.

O novo Accord tem maior distância entre eixos (+ 54 mm), menor altura total (- 15 mm) e maior largura (+9,mm), bitolas maiores (+5,1mm na frente, +20mm atrás), menor comprimento total (-9,9mm) e posicionamento de assentos mais baixo e esportivo (-25,4mm na frente e -20mm atrás). Uma cabine mais esguia, posicionada mais para trás da carroceria, completa as novas proporções e a atitude do Accord.

A nova suspensão traseira, mais compacta, tem design multibraços e é montada num subchassi flutuante mais rígido. Coxins hidráulicos aumentam o conforto de rodagem e a absorção das irregularidades do piso.

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