Irmãos, C4 e 307 destacam semelhanças por saírem da mesma plataforma, mas suas personalidades são bem diferentes
30/03/2009 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros
1/29
2/29
3/29
4/29
5/29
Interior C4, agora com bluetooth
6/29
Interior C4
7/29
Interior C4
8/29
Interior C4
9/29
Espaço traseiro no C4
10/29
Porta-objetos no C4
11/29
12/29
13/29
Porta-malas C4
14/29
Saída do ar na parte traseira do C4
15/29
16/29
17/29
18/29
19/29
20/29
Teto solar elétrico do 307
21/29
Interior 307
22/29
Espaço traseiro no 307
23/29
24/29
25/29
Interior 307
26/29
Porta-malas 307
27/29
Retrovisor externo C4
28/29
Teto solar 307
29/29
Mesmo motor, comportamentos diferentes
O mesmo 2.0 16V bicombustível serve aos dois modelos. São 151 cv (a) e 143 cv (g) de potência a 6.000 giros. O torque máximo, atingido aos 4.000 rpm, é de 22 kgfm (a) e 20 kgfm (g), sempre a 4.000 rpm. A transmissão automática permite trocas manuais. São quatro velocidades.
Logo na primeira arrancada já é possível sentir a diferença de comportamento entre os dois modelos. O C4 tem resposta mais rápida ao acelerador, mesmo no modo drive do câmbio. Enquanto isso, o 307 mostra menos fôlego nas retomadas de velocidade, mas nada que deixe a desejar. Um dos motivos pode estar no seu peso: são 1.368 kg versus 1.292 kg do Citroën.
No dia a dia, o C4 passa maior sensação de estabilidade. Além disso, como o para-choque dianteiro não é baixo como o do Peugeot, passar por uma valeta ou lombada não exige tanto cuidado como com o outro modelo. Além disso, a suspensão do Citroën é um pouco mais rígida, fazendo com que as oscilações do solo sejam menos sentidas pelos passageiros.