entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Captiva e X-Trail chegam para mirar famílias

Utilitários têm roubado espaço das peruas; conheça como andam os mexicanos Chevrolet Captiva e Nissan X-Trail

17/11/2008 - Texto e fotos: Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

Um motor mais potente faz falta para o X-Trail, que pesa 1.513 quilos. A aceleração é boa, chega a 100 km/h em 11,9 segundos (o Chevrolet faz em 8,9 s), segundo dados das montadoras, mas mostra preguiça nas retomadas. A tecla ‘Sport’, que retarda levemente a troca de marchas, infelizmente, não ajuda. A suspensão também é bem acertada, embora seja mais macia que a do Captiva, o que faz o representante da Nissan pular um pouco mais na terra, mas também é confortável no asfalto e transmite a mesma sensação de estabilidade da rival. A tração é ativada em um seletor no console. Ela funciona de modo automático quando gerencia sozinha a distribuição do torque entre os eixos e no modo ‘lock’, que deixa a tração integral permanente até os 50 km/h. No modo 2WD a tração é somente dianteira. Itens de série não faltam nos utilitários Em suas versões mais completas, itens de segurança e de conforto não faltam aos dois utilitários. Tanto Nissan X-Trail como Chevrolet Captiva vêm com bancos de couro, ar-condicionado automático com seleção analógica, direção com assistência elétrica no Nissan e hidráulica no Chevrolet, seis airbags, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, ajuste elétrico dos bancos e outros equipamentos. As rodas são de 16 polegadas no X-Trail e 17 polegadas no Captiva. A diferenciação pode ser percebida nos detalhes, como a falta do computador de bordo e do teto solar no Captiva, mas, que por outro lado, tem ignição por controle remoto. A inovação permite ligar o carro com o ar-condicionado, mas sem destravar as portas ou desativar o alarme, útil quando o veículo está estacionado sob o sol há muito tempo. O já citado isolamento acústico do Captiva é mais eficiente e o acabamento é melhor, com plásticos de boa qualidade e detalhes com imitação de aço escovado. O espaço também agrada e cinco adultos podem viajar com conforto. O interior do X-Trail se destaca pela quantidade de porta-objetos, 24 no total, e alguns são refrigerados. As bagagens se acomodam bem nos dois utilitários. O Chevrolet sai na frente com 821 litros, sem contar os nichos que ficam abaixo do carpete. Duas redes, uma horizontal e outra vertical também estão ali para segurar pequenos objetos e sacolas. O X-Trail tem 603 litros e também conta com soluções como um fundo falso no assoalho e uma gaveta onde estão as ferramentas. Ambos ainda estão equipados com rack no teto.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.