03/05/2013 - Anelisa Lopes / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Se você é um daqueles que defende o valor de um carro pela sua metragem, esqueça este comparativo. Na disputa entre smart fortwo e Fiat 500, o investimento é totalmente visual. Em suas versões conversíveis, então, o principal apelo de compra se baseia no estilo e na possibilidade de curtir a paisagem urbana com a capota recolhida, já que os dois contam com acionamento elétrico do teto de lona.
O fortwo é vendido por R$ 71.700, enquanto o 500 chega ao Brasil por R$ 60.200. A diferença de preço se deve aos países de origem. Enquanto o primeiro vem da França, o segundo conta com a vantagem fiscal dos veículos importados do México. Além de mais caro, o smart é mais fraco: traz um motor de 1,0 litro de três cilindros e 84 cv de potência; o 1.4 16V do 500 gera 105 cv. Ambos são abastecidos com gasolina.
O comprimento de 2,69 metros do smart é seu grande trunfo para se mover no trânsito. E, se por um lado, ele ganha pontos na locomoção e na facilidade para estacionar, é bom lembrar que só leva dois passageiros na cabine - mas que são muito bem acomodados, por sinal. O 500 carrega quatro pessoas, mas sem espaço abundante para pernas na parte de trás, uma vez que o modelo tem 2,30 metros de entre-eixos. No porta-malas, espaço para pequenas bagagens: 185 l no 500 e 220 litros no smart.
A capota do 500 pode ser configurada em três estágios de abertura, enquanto a do smart tem duas. O francês, no entanto, possibilita virar um conversível por completo, pois é possível retirar a barra do teto e guardá-la em um compartimento na porta traseira do veículo. Em ambos os carros, no primeiro estágio, a área descoberta fica semelhante a de um teto solar. Todo o processo é feito por meio de um botão.
Apesar do tamanho, os carros são bem diferentes na condução. O 500 conta com direção elétrica e câmbio automático de seis marchas, diferentemente das outras versões da linha que dispõem do automatizado Dualogic. As passagens de marcha são suaves e a direção leve e direta. A resposta do motor quando o pedal do acelerador é solicitado com mais pressão é rápida, o que permite ultrapassar com mais tranquilidade que o rival.
No caso do smart, a associação mais lenta do conjunto câmbio/motor e a desenvoltura que só aparece após os 3.500 giros fazem com que o motorista fique um pouco impaciente. Além disso, os trancos entre as mudanças de marcha do automatizado de cinco marchas acabam causando um movimento involuntário do corpo do motorista para frente e para trás a todo momento. A pavimentação irregular das ruas de São Paulo são um obstáculo para a suspensão rígida do carro. Para amenizar a situação, o motorista pode mudar as marchas na alavanca ou por meio das borboletas atrás da direção.
Escolha de Anelisa Lopes - o smart tem seu charme e a grande vantagem de caber em qualquer espaço no caótico trânsito da cidade de São Paulo, fator que, em muitos casos, é um baita alívio por estar a bordo de um carro tão pequeno. O 500, porém, por ser mais barato e ter melhor dirigibilidade, além de oferecer mais conforto no rodar, acaba sendo o conversível mais indicado para quem quer sair da mesmice.Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
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