No ferro-velho, as diferenças entre a nova e a velha Towner ficam claras
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A Towner ficou conhecida como 'carro de hot-dog'. Será esse o destino da nova Towner?
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Atual logotipo da Towner
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Antigo logitpo da Towner
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No ferro-velho, as diferenças entre a nova e a velha Towner ficam claras
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Embaixo do passageiro, filtro de ar, alternador e comandos do câmbio e acelerador
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O motor 1.0 da Hafei Towner fica abaixo do banco do motorista
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Espaço para a cabeça não falta
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Portas corrediças em ambos os lados facilitam o acesso
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Quem prestou atenção nas medidas do carro, percebeu que ele é alto, estreito e relativamente curto. Combinação venenosa para a estabilidade. Até 40 km/h, em manobras simples, como virar a esquina, por exemplo, são feitas sem problemas, mas, passando disso, a roda traseira interna à curva tende a sair do chão. Indo além disso, a condução fica até perigosa, pois não é difícil fazer o carro ficar apoiado em apenas duas rodas.
O conjunto de suspensão é formado por amortecedores independentes do tipo McPherson na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira. Solução arcaica, mas eficiente para o transporte de cargas. Mas passageiros não são carga e sofrem com os solavancos da suspensão do eixo traseiro. Esse problema de amortecimento fica ainda pior com o carro vazio, pois, mesmo em baixas velocidades, a traseira pula e sai do chão com facilidade.
Mais do mesmoA Hafei Towner possui duas concorrentes diretas no Brasil: a Effa ULC Van e a Chana Family, que custam, respectivamente, R$ 26.480 e R$ 31.310. Os carros em si são praticamente os mesmos. Apesar de os três utilizarem blocos 1.0 a gasolina, a potência declarada da ULC Van é de 47 cv, enquanto a Chana entrega 53 cv. A diferença gritante de valor da Family em relação às concorrentes se dá porque ela oferece ar-condicionado de série. A VW Kombi não se encaixa nessa comparação, pois é maior e custa nada módicos R$ 43.410 na versão para nove ocupantes.
A principal diferença entre essa trinca de pequenas vans está no visual. Nesse quesito, a nova Towner sai na frente. O modelo da Chana possui farois dianteiros muito grandes e um estranho (para não dizer inútil) aerofólio traseiro. O modelo da Effa tem uma espécie de ‘quebra-mato’ no para-choque dianteiro que destoa do restante do carro.
É Towner, mas não é aquela TownerUm ferro-velho especializado numa marca ou em um carro não é difícil de se encontrar e há um específico para peças da antiga Towner localizado na zona Norte de São Paulo (SP). Lá foi possível ver o quanto as duas Towner, a nova e a antiga, se diferenciam. Além do nome, nada mais é igual, como os mecânicos do estabelecimento perceberam.
Apesar disso, a opinião sobre o modelo novo foi unânime: ‘ficou muito bonita’. Os funcionários também perceberam que o novo motor chinês tem o acesso mais difícil que o da antecessora, apesar de ambas possuírem o propulsor abaixo dos bancos dianteiros. ‘Olha o veneno que é pra trocar a correia’, alertou um dos mecânicos para o fato de ser necessário descer o motor para se trocar a correia de comando de válvulas.
A nova Towner possui injeção eletrônica, ao contrário do antigo sistema de carburador da Asia Towner. Quando comentei com os funcionários da oficina que o carro rodava apenas com gasolina, recebi uma estranha oferta: ‘ah, isso não é problema, a gente pode chipar (remapear a central eletrônica) para álcool. Dá até pra tirar uns 50 cv dela!’.
Veredicto de Thiago Moreno – Mais bonita que a Effa ULC e mais barata que a Chana, a nova Towner é uma boa pedida para o transporte racional de passageiros sem muito compromisso com o conforto.