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Harley-Davidson prova que sabe renovar tradição com Iron 883

Com visual custom e nova suspensão, Harley-Davidson mantém sua moto de entrada moderna, mas fiel às raízes

17/10/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

A Harley-Davidson gosta de manter suas motos tradicionais. Então, mesmo quando precisou dar mais apelo à sua moto de entrada, a Iron 883, fez alterações para deixá-la mais atual, mas ainda sendo facilmente reconhecida como uma motocicleta da marca. Na linha 2016, a Iron recebeu mais opções de pintura fosca, filtro de ar circular, detalhes escurecidos, banco solo com recorte retrabalhado, novas rodas e novos amortecedores. Porém, “de entrada” é mais para definir que se trata da moto “menos cara” da marca, pois seu preço oficial é de R$ 42.900.

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Equipamentos e ficha técnica

A lista de equipamentos de série da Iron inclui partida elétrica, computador de bordo, indicador de marchas, conta-giros digital, rodas de liga aro 19” na dianteira e 16” na traseira, freios ABS e lanternas traseiras de LED integrados aos piscas. O motor de 883 cm³ - daí o nome – tem injeção eletrônica e é refrigerado a ar. A configuração em V é tradicional da Harley-Davidson. O torque é de 6,7 kgfm, mas a marca não divulga a potência, que fica em torno de 50 cv, sempre rodando com gasolina. O câmbio tem cinco velocidades e a transmissão final é feita por correia.

Nas medidas, a moto tem 2,25 m de comprimento, 1,51 m de entre-eixos e o banco se encontra a 735 mm de altura do solo. O tanque acomoda 12,5 litros de combustível, sendo 4 litros de reserva. O peso a seco (sem combustível e sem fluídos) é de 251 kg.

Suas perguntas no Facebook

Quando a moto chegou para avaliação, perguntamos no Facebook do iCarros quais eram as principais dúvidas em relação à Iron. Selecionamos as três mais recorrentes e aqui estão as respostas:

“Ela esquenta ou vibra muito?” – Com a refrigeração a ar, sim, o motor esquenta. Usando a Iron em trânsito urbano é difícil até imaginar alguém guiando a moto de short, por exemplo. Quanto à vibração, a questão vem sendo suavizada ano após ano com a utilização de coxins de motor melhores. Ainda vibra, principalmente em marcha lenta e em rotações mais elevadas, mas não incomoda e faz parte do “charme” de se ter uma Harley.

“E o consumo?” –  A Iron foi usada apenas em ciclo urbano e, nesse ambiente, rodou 138 km até a luz da reserva acender, indicando que 8,5 litros de combustível já haviam sido gastos. Na ponta do lápis, o consumo foi de 16,2 km/l.

“Desempenho?” – Mesmo com quase 900 cm³, a Iron 883 não é uma esportiva. Sua tocada é mais para aproveitar o torque superior em baixas e médias rotações. Numa arracanda, por exemplo, ela já tem dificuldades para acompanhar uma esportiva de 600 cm³.

Novo movimento

Uma das reclamações mais recorrentes na família Sportster da Harley, da qual a Iron faz parte, sempre foi a suspensão. Ela é muito firme, feita para asfalto liso. Até o modelo 2015 era fácil bater fim de curso nos amortecedores e os impactos dos buracos sempre acabavam transmitidos para o piloto. Na linha 2016, porém, as peças foram alteradas e estão maiores. Assim, a moto ainda está firme, mas a progressividade do amortecedor permite que as rodas copiem melhor as imperfeições do asfalto sem sacrificar quem está em cima da moto.

A sensação de conforto ainda é auxiliada pelo novo banco, que permite mais tempo em cima da moto sem cansar. Além disso, o recorte das laterais deixaram a peça mais estreita, o que auxilia condutores de menor estatura a apoiar melhor os dois pés no chão com a moto parada.

Rodando, o ronco característico do motor em V está sempre presente, mas é comedido e não está tão próximo daquele ronco popularizado por filmes do passado. Mas as alterações de conforto são um alívio na cidade, tornando possível seu uso diário sem grandes sacrifícios. Por ser a menor das Harley, ainda é possível trafegar por entre os carros sem dificuldades, ainda que o esterço do guidão seja pequeno. O passeio até poderia se estender mais para uma estrada, uma pena que a autonomia do belo tanque é pequena.
 

 

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