entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Jetta GLI: vida longa aos sedans esportivos

Carro da Volkswagen tem 230 cavalos e faz de 0 a 100 km/h em apenas 6s6, desempenho digno de esportivo

07/02/2022 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação e Rodrigo França / Fonte: iCarros

Será que os sedans estão com os dias contados? Se depender de carros como o Volkswagen Jetta GLI, a resposta é não. É verdade que o mercado de SUVs comporta muito mais lançamentos, mas os fãs de sedans continuam garantido uma importante fatia deste mercado. 

Basta ver a lista de concorrentes deste carro, que inclui os bem-sucedidos Toyota Corolla e Honda Civic.

Para fazer frente a eles, a Volkswagen aposentou as versões de entrada e deixou apenas a versão esportiva do Jetta, o GLI, que a reportagem de iCarros avaliou para você em reportagem exclusiva que você pode conferir aqui e também neste vídeo:

A esportividade é o grande apelo deste modelo. Logo na frente, vemos alguns detalhes que trazem esta pitada mais ousada ao sedan, como esta linha vermelha aqui na dianteira, que chama bem a atenção na rua.

Mas é embaixo do capô que está o segredo deste carro. O motor TSI rende 230 cavalos de potência, que já coloca este carro como um esportivo.

Este desempenho inclusive garante a fama do Jetta nos vídeos que aparece andando na frente de carros de marcas luxuosas e até com pegada mais esportiva. Pode acreditar, não é montagem (mas que fique claro, você pode sentir toda esportividade do carro e seguir respeitando os limites de velocidade).

+ As diferenças entre o Corolla Cross brasileiro e americano

Respostas rápidas e esportividade

Nos dias que ficamos com o carro, deu para ver bem este desempenho mesmo na cidade. Fica claro que a fama de carro de tiozão dos sedans é só para quem nunca acelerou este modelo. As respostas são rápidas, seja na cidade ou na estrada, graças também ao sistema de dupla embreagem DSG no câmbio automático de 6 marchas.

No modo Sport, então, o motorista tem até que ficar atento aos radares, porque o 0 a 100 km/h é muito rápido, em apenas 6s6, e com a rápida e eficiente troca na borboleta atrás do volante a sensação é, de fato, muito próxima aos esportivos de entrada das principais marcas premium.

+ BYD Tan: o primeiro SUV 100% elétrico de 7 lugares no Brasil

Bom pacote de assistência o motorista

Outro importante diferencial do Jetta GLI é a tecnologia a bordo, com vários assistentes de direção. Tem detector de fadiga, controle adaptativo de distância e prevenção de colisão dianteira. O bacana é que, se você acha o sistema muito invasivo, é só ajustar na central multimídia para ele ser mais suave. 

Para quem dirige em São Paulo, por exemplo, é bem melhor assim. Vale lembrar que o sistema pode sim evitar uma batida acionando o freio caso aquele carro da frente “se jogue” em cima de você sem dar seta.

O espaço interno é excelente, como já é tradicional no sedan da Volkswagen, comportando com bom conforto uma viagem com cinco passageiros. O porta malas também é generoso, com 510 litros, perfeito para viajar com a família e muita bagagem.

Um detalhe a bordo é que, como em outros modelos que avaliamos da Volkswagen (como o Taos), a  entrada USB do carro é do tipo C, aquela menor. Caso seu aparelho celular tenha entrada USB maior, também, não é um grande problema, pois as próprias fabricantes vendem adaptadores por um preço por volta de R$ 100.

+ Honda New City 2022: preço compensa pelo desempenho?

Jetta terá reestilização?

Também é importante destacar que a versão 2022 ainda não chegou ao Brasil. Nos Estados Unidos, ela apresenta uma leve reestilização na frente e na traseira, que também deve aparecer aqui neste ano. Lá fora, ela agradou, mas só mesmo vendo o modelo de perto para saber se o público brasileiro também vai apreciar.

O veredicto final é que, sim, gostamos do novo Jetta, e este modelo em particular mostra que os sedans tem espaço no mercado automotivo. Aliás, principalmente se tiver uma pegada tão esportiva como o GLI. 

Quando o Jetta chegou ao Brasil em 2012, a versão Highline ajudou muita gente a ter seu primeiro esportivo na garagem, caso inclusive deste repórter. E, convenhamos, se você sempre sonhou em ter um carro zero quilômetro acima de 200 cavalos de potência, talvez o GLI seja mesmo o melhor custo-benefício do mercado.

Agora, os preços infelizmente estão em outro patamar, como a gente tem visto em todas as avaliações. No caso do Jetta, este valor é de R$ 205.590. Ele só tem de opcional o teto solar, presente na versão que avaliamos, ao custo de R$ 7.270.

+ Novo Jeep Compass: dá para melhorar o líder de vendas? Dá!

Há no meio automotivo uma equação que ajuda no comparativo. Se a relação “1 cavalo a cada R$ 1.000” for boa, o esportivo está dentro de uma faixa competitiva, então R$ 205 mil pelos 230 cavalos do Jetta é uma equação ainda melhor.

Principalmente pelos rivais de mesma potência ou até um pouco inferior ou superior (de 200 a 250 cavalos). 

Se você não faz questão do luxo de uma marca premium – ou, quem sabe, até faz questão, mas quer mergulhar neste mundo de sedan esportivo com um primeiro passo mais financeiramente calculado, o Jetta GLI é a escolha ideal para você ter um carro com conforto e espaço de sedan, mas desempenho esportivo que agrada tiozões e sobrinhos. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.