adesivos nas laterais
1/9
quebra-mato e faróis de neblina
2/9
rodas de liga e pneus de uso misto
6/9
estribo traseiro e spoiler no teto
8/9
A Strada é atualmente a líder de vendas no segmento de picku-ps leves. Além de contar com uma linha ampla de versões e acabamentos, recentemente tiveram uma importante mudança, a adoção dos motores 1.8 de 8 válvulas da Powertrain (parceria entre Fiat e GM para produção e utilização peças). Possui duas versões de cabine, a normal e a estendida, e pode ser equipada com os seguintes motores: 1.5 8v Fiasa a álcool, 1.8 8v Powetrain e 1.3 Fire de 8 v, ambos a gasolina. Nas versões de acabamento básico, Working e Adventure.
O veículo testado é uma Strada Adventure 1.8, que é comercializado apenas com cabine estendida. Este tipo de cabine é uma excelente solução, pois além de aumentar a capacidade de carga, permite o rápido acesso à bagagem em caso de viagem por exemplo. A Strada Adventure estava até bem pouco tempo atrás sozinha no seu nicho de mercado, que é o de picku-ps leves com características de fora de estrada. Possui um acabamento diferenciado e itens de série exclusivos para o modelo. Sua lista de itens de série é ampla e conta com: ar-condicionado, air-bags, ABS, vidros, travas e retrovisores elétricos, cd-player, teto-solar, protetor de caçamba, grade protetora no vidro traseiro, quebra-mato com faróis de longo alcance, estribos, spoiler no teto e rodas de liga com pneus 175/80 R14 de uso misto. Uma trava com chave seria bem vinda no estepe que fica na caçamba, e evitaria surpresas desagradáveis.
O novo motor 1.8 que equipa a Strada Adventure deu novo ânimo ao modelo, que ganhou vigorosas retomadas, e mais força nas acelerações. Aliado à uma caixa de marchas muito bem escalonada para o modelo, não falta força em nenhum momento. Possui 103 cavalos a 5500 rpm e 17 kgfm de torque a 2800 rpm. O novo motor é 3 cavalos menos potente que o 1.6 16v que equipava a Strada anteriormente, porém é no torque que está sua grande vantagem. além de se aprestar em rotações mais baixa, são 1,6 kgfm a mais que no modelo anterior que possuía 15.4 kfgm a 4500 rpm. Essa diferença é refletida no consumo, por não ser necessário trabalhar sempre altas rotações. A Strada Adventure é bastante econômica chegando a fazer médias de 10km/l na cidade e 13km/l na estrada. A velocidade máxima beira os 176km/h e a aceleração de 0 a 100km/h é de 10.2 segundos.
A Strada Adventure possui uma suspensão bastante confortável, absorvendo as imperfeições mesmo com a caçamba vazia. A suspensão da Adventure é mais alta em relação às outras porém, se comporta muito bem nas curvas auxiliada pelos amortecedores de dupla ação. Os pneus de perfil alto e com desenho para uso tanto no asfalto quanto na terra produzem pouco mais de ruído que um pneu normal devido ao seu desenho. Em certas situações eles dobram lateralmente nas curvas. Porém quando se sai do asfalto para a terra, eles mostram que não podem ser perfeitos para os dois mundos, é neste tipo de terreno que se saem bem, mostrando boa aderência e mantendo seus sulcos sempre livres, o que evita derrapagens ou sustos do tipo.
O acabamento diferenciado do modelo inclui maçanetas e painel com o logotipo Adventure estampado, além de adesivos nas laterais. No interior, os instrumentos acendem na cor âmbar e o painel em tom mais claro facilitando a rápida leitura. Este possui conta-giros e marcador de temperatura gradual. Os comandos são bem acessíveis e na localização usual facilitando a memorização da posição. O acionamento do teto solar que poderia estar localizado na parte da frente, já que o teto-solar é um pouco mais deslocado para a parte traseira, impossibilitando seu manuseio sem que se precise virar o corpo totalmente para trás. Os acionamentos dos pedais são macios e o modelo conta com embreagem hidráulica e acelerador drive-by-wire (sem cabos). Os freios estão bem dimensionados e o ABS presente é muito útil nestes veículos que trabalham com diferenças de pesos muito grandes de vazio para carregado. A alavanca de marcha possui engates precisos e seu pequeno curso facilita as trocas mais rápidas.
A Strada Adventure pode ser encontrada R$ 29.000.
Ficha técnica:
Motor: Transversal, 4 cilindros de 1.8 litros e 8 válvulas
Potência: 103 cavalos a 5500 rpm
Torque: 17 kgfm a 2800 rpm
Velocidade Máxima: 176km/h
Aceleração 0 a 100km/h: 10,2 segundos
Consumo cidade: 10km/l
Tanque: 58 litros