entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Teste Lexus ES300

Irmão do Camry, o Lexus ES 300 tem muito a declarar e alta qualidade mecânica. Carro de luxo japonês tem altíssima qualidade e aparência discreta, de acordo com os tempos atuais. Bebe pouco e anda muito, sendo extremamente confortável e bem acabado.

20/01/2002 - Redação / Fonte: iCarros

Nos Estados Unidos há uma pesquisa de qualidade inicial de todos os 153 carros à venda neste mercado riquíssimo. Pois bem, dos dez primeiros, ou melhores, sete são Toyota ou Lexus. Isto quer dizer que eles apresentaram menos de dois defeitos por mil carros vendidos e que estes defeitos foram mínimos para o funcionamento do carro. Impressionante. De fato o carro que nos foi emprestado tinha mais de 22.000 km rodados na mão da imprensa especializada e estava perfeito. Tudo funcionava corretamente sem barulhos folgas ou jeitinhos, o que é um elogio inigualável no Brasil.

Equipado com um motor de três litros, seis cilindros em vê, dois comandos, 24 válvulas e 195 cv, o ES300 tem muito boa performance. Acelera de zero a cem em menos de nove segundos, vai até 210 de final e bebe em média sete e meio por litro. Esta medição impressiona por ser o ES300 um carro pesado com todos os acessórios possíveis e mais alguma coisa.

CD para seis discos no porta luvas, espelhos externos e interno com escurecimento automático, bancos elétricos em todos os movimentos, interior em couro perfumado e um conforto grande fazem do ES300 um carro para quem não precisa mostrar sua riqueza, sendo fortemente discreto de forma e marca, pouco reconhecida no Brasil.

Viajamos bastante com ele, em estradas de todos os tipos e nunca o ES300 decepcionou. É só não esperar uma performance de carro esporte que a missão dele na vida não é essa. No final da história ele sai de frente delicadamente, bastando aliviar o acelerador para que ele volte à trajetória, como um carro bem comportado que é. Não balança em curvas, bem controlado pelos amortecedores, ainda que dedicados a uma andadura de luxo, mas absorve corretamente as asperezas do piso. Em suma, o ES300 não é um daqueles carros em que você passa por um olho de gato e pula, mas sem levar ao enjôo as crianças no banco de trás. Os freios estão perfeitamente à altura do desempenho do carro, segurando-o em descidas de serra com perfeição. É bom lembrar que um carro automático deve ter suas marchas reduzidas ao descer, ou os freios, por melhores que estejam, vão sofrer.

O cambio automático merece um capítulo à parte, tal é sua qualidade de trabalho. Macio e eficiente, ele passa marchas imperceptivelmente quase todo o tempo. Mas quando o pé direito fica pesado no acelerador o cambio reduz marchas sem que haja necessidade de apertar o acelerador até o fundo. Isto tem importância porque as reduções ficam mais fáceis e implicam menos gasto de combustível. Com meio acelerador o câmbio reduz e tudo fica mais fácil, sem trancos ou sustos.

Os faróis têm superfície complexa e iluminam longe e bem, o som do carro é bonito nas acelerações francas de que ele é capaz, além do rádio ser da melhor qualidade tanto na seletividade quanto na capacidade de amplificação.
No final da avaliação chegamos a uma conclusão firme: o ES 300 não é um carro esporte, mas é um automóvel da melhor qualidade, só estragado no Brasil pelo preço excessivo, beirando os 130 mil reais. Fora este problema, o Lexus é um dos melhores carros de turismo que já tivemos a oportunidade de pilotar.

Potência: 191cv
Torque: 28,1kgfm
Aceleração 0-100km/h: 8,6s
Velocidade Máxima: 220km/h
Consumo médio: 7,0km/l
Preço: R$132.300
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.