caput curto e vidro amplo
6/6
A Renault deu nova vida ao Twingo ao equipá-lo com o propulsor de 1.0 litros e 70 cavalos. O carrinho ficou mais esperto e com uma ótima relação peso x potência. O visual ainda surpreende, apesar do passar dos anos. Suas soluções de ergonomia ainda são capazes de deixar muitos carros maiores com inveja.
A Renault disponibiliza o Twingo em dois pacotes distintos, o Pack, mais simples e a Initiale, mais sofisticada e completa, contando inclusive com bancos de couro.
Ao rodar na cidade, o modelo mostra toda sua vocação urbana. Direção rápida de batente a batente, o que facilita ao manobra-lo, comprimento reduzido possibilitando estacionar mesmo naquelas vagas mais apertadas e grande área envidraçada, que facilita nas manobras e garante boa visibilidade. Em trechos urbanos o consumo é de 14 km/l. O Twingo tem boa disposição para retomadas e sobe de giro com facilidade, auxiliado pelo câmbio bem curto. Um detalhe curioso é que o Twingo possui direção assistida eletricamente. Não utiliza bomba hidráulica na direção e com isso não tem menor perda de potência do motor para acioná-la. O equipamento é de série na versão Initiale e opcional na Pack e custa R$1.000.
O peso do Twingo reflete diretamente nos seus números de performance. São apenas 820 kg para serem empurrados por um propulsor de 70 cavalos, tornando o seu desempenho excelente para sua categoria. A velocidade máxima beira os 160 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 14,2. O comportamento nas curvas é bom, entretanto os pneus limitam os abusos. O Twingo usa pneus 145/80 R13.
No interior o Twingo apresenta bancos dianteiros confortáveis e anatômicos, mesmo para pessoas de grande estatura. Na traseira o espaço limitado porém satisfatório. O desenho do painel propicia um ótimo espaço para as pernas e boa visibilidade com o mostrador no centro. A posição dos botões dos vidros elétricos na parte dianteira do console atrapalham seu acionamento, mas isto é parece tradição na Renault.
A versão Pack do Twingo custa R$23.750 nas concessionárias.
Ficha Técnica
Motor: Transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina.
Potência: 70 cavalos a 5.500 rpm
Torque: 9,5 kgfm a 4.250 rpm
Velocidade Máxima: 160 km/h
Consumo cidade: 14,4 km/l
Tanque: 40 litros