Classe SL está na quinta geração
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A de 1984, pertencente à terceira geração, foi a que ficou mais tempo em produção
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Estrela na grade torna modelo inconfundível
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Capota pode ser de lona ou rígida
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Modelo pode ser encontrado por até R$ 80 mil hoje
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Conversível traz motor 5.0 V8
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Atualmente, modelo conta com seis versões
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Desde o seu lançamento, foram mais de 600 mil unidades vendidas
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Rodas possuem desenho diferenciado
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Porta-malas acomoda teto, de lona ou rígido
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Mercedes lançou seu primeiro conversível em 1954
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A certidão de nascimento deste Mercedes-Benz remete a 1982. Moderninho e bastante luxuoso para a sua época, este conversível quase balzaquiano já contava com diversos equipamentos em seu lançamento que se tornaram populares nos carros atuais há apenas alguns anos.
Nesta mesma década foi quando os conversíveis começaram a chamar a atenção no Brasil. Apesar de não terem o requinte deste Mercedes, povoavam os fãs de automóveis todas as vezes em que o verão se aproximava. Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSI eram o sonho de consumo de quem podia ou não trocar de carro.
O estilo deste 500 SL é inconfundível, não pelo conjunto óptico que, naquela época ainda era quadrado, mas pela grande estrela na grade do radiador que o carro traz. A frente bem pronunciada contrasta com a traseira mais recuada, mas essa diferença dá um toque charmoso ao veículo, em conjunto com o desenho diferenciado das rodas do conversível.
A história da Mercedes no segmento de conversíveis começou em 1954 com o lendário Asa de Gaivota, cujo nome de batismo era 300 SL. Até 1963, foram produzidas cerca de 3.260 unidades do modelo, entre versões cupê e roadster. O SL 500 1982 faz parte da terceira geração, a que ficou mais tempo em produção, entre 1971 e 1989. Até hoje, foram produzidas 630 mil unidades do Classe S.
No Brasil, não deve haver mais que cinco amostras deste raríssimo conversível Asa de Gaivota, avaliado em cerca de R$ 1 milhão. O valor deste Mercedes SL 500 1982 é bem mais modesto, próximo dos R$ 80 mil, mas levando-se em conta que está perto dos 30 anos, também é uma raridade a se considerar.
Apesar de aparentar ser um veículo delicado, ele não se intimida quando o pé do motorista pisa mais fundo no acelerador, afinal, o propulsor que o faz mover é um 5.0 V8. O modelo já contava com freios ABS e airbag de série na década de 80. Piloto automático também vinha de fábrica com o conversível.
Outros equipamentos de conforto ainda estão presentes, como vidros e retrovisores com acionamento elétrico e aquecimento dos bancos dianteiros. Para a capota, há duas opções de cobertura: de lona ou rígida, guardada no compartimento de bagagem. A primeira, com certeza, deixa o carro mais elegante, apesar de ter de ser colocada e retirada pelos próprios passageiros.
Atualmente, a linha SL está na quinta geração e compreende as seguintes versões: SL 280 (233 cv de potência), SL 350 (319 cv), SL 500 (392 cv), SL 600 (522 cv), SL 63 AMG (530 cv) e SL 65 AMG (618 cv). A SL 500 custa hoje US$ 275 mil.
Veículo cedido pela Gasparts para avaliação