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Versões para surfistas são mais que onda

O iCarros avaliou o Sandero Stepway Rip Curl para saber se o carro é "do surfe" ou só se veste de surfista

20/08/2012 - Rafael Mandelli (Fotos: Rafael Mandelli e divulgação) / Fonte: iCarros

As versões de modelos criados em conjunto com marcas de "surfwear" parece ser mais que uma "onda". Parceria comum em mercados na Europa, o Brasil conta com três exemplos deste tipo. A Peugeot e a Suzuki foram as primeiras a se aventurar neste nicho com as configurações Quiksilver do 206 e Mormaii do SX4, respectivamente. Recentemente, a Renault apresentou a versão Rip Curl do Sandero Stepway. Assim como entre Peugeot e Quiksilver, a união entre as marcas também já foi vista na Europa com as edições Rip Curl do Clio e do Twingo.
 
A Peugeot aposta nas versões descoladas no Brasil e no mundo desde 2002, quando lançou as configurações diferenciadas para seu modelo de entrada. Primeiramente foi com o 206, que ganhou a primeira edição surfista no Brasil quando a montadora completou o primeiro aniversário de produção do veículo. Em 2010, o fabricante francês reviveu a série e apresentou o 207 Quiksilver. O sucesso da edição que, inicialmente, teria número de unidades limitado, fez com que a montadora transformasse a edição especial em versão oficial. Em 2012, a série foi relançada no 207 e atualmente completa a gama do compacto como versão "oficial". 
 
De acordo com a Renault, o Sandero Stepway Rip Curl superou as expectativas de vendas. Segundo o diretor de Comunicação da marca, Caíque Ferreira, 4.300 unidades produzidas foram pouco. "A ideia era que esse volume aguentasse até outubro, mas estamos em agosto e já é difícil achar o Rip Curl nas revendas", avalia.
 
O modelo que leva o mesmo conjunto que equipa o Sandero Stepway convencional, o 1.6 16V flex que garante 107cv/112 cv de potência e vai acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, tem preço inicial de R$ 41.150. Nesta configuração, o Stepway sai da fábrica com CD Player com MP3, USB e Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricas, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo e rodas de liga leve aro 16. Segundo a Renault, a versão custa R$ 700 a menos que o Stepway com os mesmo itens.
 
O diferencial da versão fica por conta do revestimento bicolor nos bancos e na composição do painel, que também tem detalhes nas cores vermelha e preta. A logomarca da Rip Curl está espalhada pela carroceria. Farois e lanternas com máscara negra, retrovisores, rodas, maçanetas e barras longitudinais pintadas em cinza, além de soleira com adesivo da marca, completam o visual alternativo.
 
Sandero Stepway Rip Curl cai na estrada nas mãos de um surfista
 
O publiciráio Gabriel Xuny, 24 anos, é proprietário de um Renault Clio e surfa frequentemente: "pelo menos três finais de semana por mês, faço uma 'queda'", linguagem que os surfistas usam para chamar as viagens bate e volta para a praia. O publicitário jamais fez uma avaliação de carro, mas topou avaliar o Sandero Rip Curl. A rápida viagem foi para o Guarujá, no litoral sul de São Paulo.
 
A suspensão elevada em 10 mm garante um melhor desempenho, em comparação aos veículos convencionais, na hora de cruzar trechos de terra. "A altura do carro assusta no começo, mas para o que se propõe a fazer, dá estabilidade e conforto. Os buracos na estrada não foram um grande desafio". Para garantir mais aderência do pneu com o solo, o modelo é equipado com pneus de uso misto "Cross Contact", da marca Continental.
 
"Como os surfistas gostam de percorrer grandes distâncias em busca de praias livres de urbanização, o carro precisa ser econômico e, ao mesmo tempo, potente para encarar as serras e curvas", responde Xuny quando indagado sobre o que um carro de surfista precisa ter. O Rip Curl tem número regular para consumo, com a marca máxima de 9,2 km/l em percurso rodoviário. Na cidade, no entanto, o máximo alcançado foram 8,5 km/l, quando abastecido com gasolina.
Itens indispensáveis são opcionais
 
A Renault oferece três equipamentos opcionais para o carro: rede porta-objetos no porta-malas, barras de teto transversais e caixa plástica no porta-malas para guardar roupas molhadas. Como a unidade avaliada não contava com nenhum desses apetrechos, Xuny ressaltou como foi a tarefa de fixação de pranchas. "Este é um desafio para surfistas menos providos de altura ou que possuem um quiver (jogo) de pranchas razoável. Como o carro já é alto, a soleira na porta acomoda bem o pé na hora de fixar a prancha nos "racks", que é um item de série do carro. Se você possui quatro ou cinco pranchas pra levar, não terá problemas".
 
Mormaii é a única nacional entre as parceiras
Uma das principais empresas do ramo de surfwear no Brasil, a Mormaii, além de pranchas de surfe, estende sua gama de produtos em áreas como mergulho, windsurfe e até equipamentos de proteção para motociclistas. No caso da Mormaii, todo o desenvolvimento da marca aconteceu no Brasil. Marco Aurélio, o Morongo, diretor-presidente da marca contou como surgiu a união:
 
iCarros - Entre os modelos que levam marcas de surfe estampadas em suas versões, o Suzuki é o único que além disso também agrega um "equipamento" extra, o "Sport Shower", uma caixa d´água com um chuveiro acoplado, que vai no porta-malas do carro. De onde surgiu essa ideia?
Morongo - Esta ideia nasceu de um "brainstorm", quando estávamos discutindo com a direção da montadora como teria de ser o carro. Não queríamos simplesmente "colar" a marca em um veiculo pré-existente . O "Sport Shower" é o que mais chama a atenção.
 
iCarros - Como foi a divulgação do modelo? Além da parceria na hora da produção, as marcas também estavam juntas para promover as vendas?
Morongo - Repartimos as responsabilidades. Nós produzimos as peças publicitárias, eles forneceram estas peças junto aos distribuidores. A Mormaii se encarregou de fazer algumas ações na mídia e a Suzuki fez outras ações de divulgação.
 
Qual a melhor onda?
 
O iCarros listou as principais informações sobre os três modelos citados no texto para que o surfista ou o simpatizante do visual dos modelos escolha o seu:
 
Sandero Stepway Rip Curl
- R$ 41.150
- Motor: 1.6 16V flex, com 107 cv/112 cv de potência
- Câmbio: manual de cinco marchas.
- Diferenciais: baseado na versão Stepway, o carro tem suspensão elevada em 10 mm e itens opcionais para surfistas: rede porta-objetos no porta-malas, barras de teto transversais e caixa plástica no porta-malas para guardar roupas molhadas.
 
Peugeot 207 Quiksilver
- R$ 42.490
- Motor: 1.6 flex, com 110cv/113 cv de potência de 113 cv
- Câmbio: manual de cinco velocidades
- Diferenciais: somente adereços visuais.
 
Suzuki SX4 Mormaii

- R$ 63.880 (manual)
- R$ 67.880 (automático)
- Motor: 2.0 a gasolina, com 145 cv de potência
- Câmbio: manual de cinco velocidades ou automático de quatro marchas
- Diferenciais: tração 4x4 sob demanda e"Sport Shower" (uma espécie de chuveiro com capacidade de 17 litros para lavar as pranchas depois do surfe)
 
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