entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

10 versões raras ou esquecidas de carros brasileiros

Quer seja porque duraram pouco ou porque não venderam muito, essas versões hoje são raridade

27/04/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Quando um carro se torna um clássico, as versões mais raras e pouco vendidas são as mais desejadas. Quer seja porque trouxeram algum item inédito ou porque são as mais difíceis de serem encontradas. Mas e entre os carros modernos?

Leia mais:
+ Os dez carros não híbridos mais econômicos do Brasil
+ Onix foi um dos compactos mais vendidos no mundo em 2019
+ 8 vezes que Toyota precisou de outra marca para fazer carros

Reunimos nessa curiosa lista, dez carros que têm versões raras de serem encontradas. Algumas delas estão aqui porque tiveram produção por pouco tempo, enquanto outros foram verdadeiros fracassos de vendas.

Chevrolet Effect (Onix, Agile e Sonic)

Lançados em 2013, Agile Effect e Sonic Effect são mais raros que o Onix Effect, lançado um ano depois e que se manteve em produção até 2019 e foi reestilizado. A fórmula nos três era a mesma: saias esportivas, volante do Agile, teto preto e um monte de adesivo que em nada adicionada à potência ou dinâmica.

Hyundai HB20 Turbo

Lançado em 2014, o Hyundai HB20 Turbo não pegou. Sua estreia ocorreu bastante próxima à do Volkswagen up! TSI, que fez sucesso pela diversão ao volante combinada com economia, algo que o HB20 Turbo não conseguiu. Ele andava menos que o 1.6 aspirado e gastava tanto quanto por não ter injeção direta. Hoje é raríssimo ver um nas ruas.

Fiat Linea T-Jet

Um sedã esticado derivado de um compacto, vendido no segmento de médios, com câmbio manual e motor turbo antes desse recurso se tornar padrão na categoria. A receita do Linea T-Jet era recheada de problemas estratégicos, como resultado vendeu pouquíssimo e é raridade nas ruas, mas é um belo sleeper.

Volkswagen BlueMotion

Versão presente em Gol, Fox e Polo, os BlueMotion brasileiros eram inspirados nos modelos europeus, mas sem tantas modificações. Enquanto por lá as versões BlueMotion tinham motores diesel supereconômicos, por aqui mantinham o 1.6 de sempre e se valiam de pneus verdes, grade frontal fechada esquisitíssima e aerofólio traseiro.

Honda HR-V LX com calota

Apresentado no lançamento do Honda HR-V em 2015, o Honda HR-V LX com calotas durou pouco. A versão de entrada trazia esse recurso somente na configuração com câmbio manual, sendo o único carro do Brasil com calotas de 17 polegadas. As calotas sobreviveram somente à linha 2016, ganhando rodas de liga-leve na linha 2017.

Hyundai Creta Sport

Lançado como intermediário entre os Creta 1.6 e o topo de linha Prestige com motor 2.0, a versão Sport entregava suspensão alterada e visual com elementos em preto. Fazia bonito nas ruas, mas nem tanto nas vendas. Como resultado, a versão foi descontinuada na reestilização do Creta, já que a maioria dos compradores ia direto para o Prestige.

Fiat Uno duas portas

Na segunda geração, a versão de duas portas do Uno é raríssima. Esteve presente apenas entre as linhas 2011 e 2012, sendo oferecida em todas as versões. As mais raras versões duas portas do Uno são Sporting e Way 1.4, visto que, por serem as variantes mais caras de ambos, dificilmente alguém escolhida levar menos comodidade.

Peugeot 208 GT

Por mais que seja a versão mais legal do 208 já produzida no Brasil, o GT ficou esquecido. Sempre vendeu pouco, teve divulgação aquém do necessário e era relativamente caro nos tempos em que era vendido. A combinação de câmbio manual de seis marchas e motor 1.6 THP de 173 cv era divertidíssima.

Toyota Corolla XRS

Com seu posicionamento mais racional e tradicional, o Corolla tentou ousar nas duas gerações anteriores com a versão esportiva XRS. Apesar da pompa, nada mais era do que um esportivo de aparências, com saias, aerofólio de alguns detalhes a mais. Curiosamente, a versão XRS só aparece no Corolla após a reestilização.

Honda City Sport

Outra versão esportiva que pouco é lembrada. Diferentemente dos Effect da Chevrolet ou do Corolla XRS, o City Sport pouco mudava em relação às versões regulares para ter algum chamativo. Tirando a pintura vermelha exclusiva da versão, ele trazia apenas rodas escurecidas, aerofólio e grade preta – por isso pouca gente lembra dele.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.