Cinco tipos de carro que estão morrendo

Culpe os SUVs ou as tendências de mercado, mas algumas carrocerias não têm mais vez

30/08/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O mercado automotivo é definido por fases. Os anos 1970 eram dominados pelos muscle-cars, enquanto a década de 1980 vivia a febre das peruas. Nos anos 1990 e 2000 as minivans invadiram o mundo até que os SUVs finalmente dominaram o mercado, posição que mantém até hoje.

Veja aqui quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro

Esses ciclos fizeram com que muitas categorias perdessem força até desaparecer. Nos EUA, por exemplo, os sedãs estão morrendo, tanto que Ford e Chevrolet já anunciaram que vão desistir desse segmento por lá. Enquanto o resto do mundo ainda compra sedãs, vamos conferir quatro tipos de carro que estão morrendo no Brasil e em outros países.

Perua

A Europa ainda é ávida por peruas, especialmente na Alemanha. No entanto, em outros mercados-chave como toda América e Ásia, as peruas já deixaram de ter o brilho de antes. No Brasil temos apenas a aposentada SpaceFox e a jurássica Weekend. Entre importados, há interessantes e caras opções, como Volvo V60 e Audi A4 Avant.

Minivan

Renault e Citroën inauguraram suas fábricas no Brasil com minivans. Sandero e Fox devem seu estilo hatch altinho às minivans. Mas onde elas estão hoje? Já contamos no iCarros como as minivans morreram e só sobrou a Spin. Não somente por aqui o segmento perdeu força para os SUVs: a Europa está limando suas minivans assim como os EUA.

Hatch duas portas

Hoje no Brasil não existe mais hatch de duas portas. A praticidade das quatro portas limou o segmento que presava pelo design esportivo. Na Europa, até mesmo modelos médios como BMW Série 1, Ford Focus e Opel Astra tiveram versões duas portas, eliminadas da gama após troca de geração. Hoje apenas o VW Golf e o Audi A3 resistem.

Conversível

No Brasil os conversíveis nunca pegaram com força. Eram sonho de consumo nos anos 1990 com Escort XR3 e Kadett GSi, mas nunca com a mesma força de EUA e Europa. Marcas generalistas abandonaram o segmento, como Opel e Volkswagen recentemente. Até marcas de luxo vem saindo da categoria, como a Audi que tirou o A3 Conversível de linha. Os SUVs conversíveis como Evoque Cabrio e T-Roc Cabriolet são a esperança do retorno do segmento. Hoje apenas modelos de luxo e esportivos caríssimos se aventuram no segmento de conversíveis. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro