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10 versões do Chevrolet Vectra que nunca tivemos no Brasil

Um dos mais emblemáticos modelos da General Motors brasileira teve outras curiosas versões ao redor do mundo

11/05/2020 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Um dos remanescentes da época dos modelos da Opel no Brasil, o Chevrolet Vectra é lembrado com carinho até hoje pelos fãs da marca. Lançado aqui em 1993, o médio sempre foi vendido como sedã em nosso país, até que a terceira geração ganhou a companhia do Vectra GT, o hatch.

Com uma longeva carreira internacional, selecionamos dez versões do Chevrolet Vectra que nunca tivemos no Brasil. Vale lembrar que ele foi vendido na Europa como Opel Vectra, na Inglaterra como Vauxhall Cavalier (apenas primeira geração) e na Austrália como Holden Vectra. Outra recordação importante é que as gerações do Vectra possuem uma letra: A para a primeira, B para a segunda e C para a terceira, única que não foi vendida no Brasil.

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Vectra A hatchback

No Brasil, tivemos um Vectra hatch somente em 2007 quando o modelo se converteu em um Opel Astra levemente modificado, porém os europeus já tinham essa opção desde 1992 quando a primeira geração foi lançada. A diferença, no caso, é que o modelo mantinha praticamente a mesma carroceria do sedã, porém com vidro traseiro esticado que era aberto junto da tampa do porta-malas.

Vectra V6

Oferecido na primeira geração do Vectra, o motor 2.5 V6 rendia 170 cv e, segundo a imprensa da época, a variante tinha comportamento estradeiro e confortável, não esportivo. Na segunda geração, o motor V6 passou a 195 cv.

Vectra B hatch

Tal qual na primeira geração, a segunda encarnação do Vectra também contava com versão hatch. O visual e o comprimento eram praticamente idênticos aos do sedã, tanto que eles usavam o mesmo para-choque e lanternas traseiras. A mudança ficava por conta do vidro traseiro mais longo que acompanhava a tampa do porta-malas quando aberta.

Vectra B Caravan

A última perua grande que a Chevrolet teve no Brasil foi a Suprema, derivada do Omega. Mas a segunda geração do Vectra possuía também uma perua na Europa. Uma bela perua, diga-se de passagem. A traseira tinha cortes retos e lanternas verticalizadas. Havia também uma divertidíssima versão GSi com motor V6 de 195 cv.

Vectra B GSi

No Brasil tivemos a versão GSi apenas na primeira geração do Vectra, enquanto os europeus também receberam a variante na segunda encarnação do sedã. A versão GSi era oferecida com o motor 2.5 V6 de 195 cv. Porém, nos dois últimos anos de produção, foi lançada a versão GSi com motor 2.6 V6 de 172 cv, que tinha menos potência que o V6 2.5, mas mais torque.

Vectra C

Quando a segunda geração do Vectra teve sua produção encerrada no Brasil, o modelo se converteu em uma versão rebatizada e levemente remodelada do Astra Sedan europeu. No Velho Continente em 2002, o Vectra ganhou uma nova geração susbtancialmente maior que o modelo anterior.  Por lá ele teve versões hatch três volumes, perua e até um hatch com traseira tradicional, mas proporções gigantes chamado de Signum. No México, essa geração foi vendida como Chevrolet Vectra

“Vectra” GTC

Já que a terceira geração o Vectra nacional foi convertida para Astra, a lista continua com os derivados do Opel/Vauxhall Astra semelhantes ao nosso terceiro Chevrolet Vectra. Versão mais esportiva do Vectra GT, o Astra GTC tinha duas portas e teto mais baixo, que deixavam o visual futurista. Havia também a versão Panoramic com para-brisa entendido até o meio do teto, como no Citroën C3.

“Vectra” Caravan

Assim como as demais gerações do Astra e a segunda do Vectra, a última encarnação do modelo no Brasil também teve uma versão perua. Com traseira parecida com a da Zafira europeia, a perua Astra/Vectra tinha visual esportivo e muito espaço no porta-malas.

“Vectra” TwinTop

Uma das versões mais legais da terceira geração do Astra/Vectra era a versão TwinTop. Sozinho, ele substituiu dois modelos diferentes do Astra: o conversível e o cupê, já que, na prática, era as duas carrocerias ao mesmo tempo. Isso só era possível graças ao teto metálico retrátil.

Astravan Sport

Versão mais esportiva e insana da perua Astra/Vectra. Com o objetivo de transportar cargas, ela perdia os bancos e portas traseiras, ganhava painéis de metal no lugar das janelas e peso bastante aliviado. A sigla Sport adicionava rodas de liga leve de 17 polegadas do Vectra Elite brasileiro, aerofólio traseiro, saias laterais, máscara negra nos faróis e para-choque esportivo.

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