entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

HB20 despenca em dezembro enquanto Onix e Onix Plus lideram

Mudança de geração dos irmãos Onix da Chevrolet alavancou as vendas, enquanto o Hyundai HB20 foi pelo lado contrário

06/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

São raros os casos de carros de uma mesma família ficarem tão próximos no ranking de vendas como os irmãos Onix e Onix Plus fizeram em dezembro. Em setembro, Onix e Prisma foram os líderes de mercado, resultado agora repetido pela nova geração dos Chevrolet. Em contrapartida, o rival Hyundai HB20 foi ladeira abaixo.

Irmãos unidos

Colhendo os frutos da nova geração, o Chevrolet Onix continuou a nadar de braçadas como líder do mercado brasileiro. Com 21.442 unidades vendidas, foi o único carro a bater os cinco dígitos, segundo dados da Fenabrave. O Onix Plus tem se mostrado mais forte que o Prisma, batendo recorde de vendas mês a mês.

Caso HB20

A estreia da segunda geração do Hyundai HB20 não seguiu o que ocorreu com o Onix: ao invés de crescer nas vendas, o hatch sul-coreano está perdendo espaço. Em novembro havia deixado o pódio para a quinta colocação. Agora em dezembro a situação foi ainda mais alarmante, onde ele desceu para a sétima colocação.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

Há anos o Hyundai HB20 não figurava em uma posição tão baixa no ranking, já que disputava (até pouco tempo atrás), para-choque a para-choque a segunda posição com o Ford Ka. Além disso, seu irmão Creta, bem mais caro e com volume de vendas menor, ficou apenas à mil unidades do hatch compacto.

Kwid voltou

Fora do top 10 em novembro, o Renault Kwid disparou em dezembro. O único subcompacto do ranking parou na quarta colocação. Com o avanço forte do Onix Plus e o retorno do Kwid, o Fiat Argo foi empurrado para a quinta colocação.

Volks sobe, Volks sai

Entre os Volkswagen houve uma troca de cadeiras. O Gol subiu para a sexta posição, a qual foi ocupada pelo Polo em novembro. Em contrapartida, o Polo se ausentou do top 10 no último mês de 2019. Surpreendentemente vendeu menos até que o T-Cross, que estava em décimo lugar e cresceu para a oitava colocação de um mês para o outro.

Cadê a Jeep?

Uma das surpresas do ranking dos carros mais vendidos do Brasil em dezembro foi a ausência total dos SUVs da Jeep. Tipicamente líderes da categoria de SUVs no país, Renegade e Compass se ausentaram no fim de 2019.

Os irmãos acabaram cedendo seu lugar ao Volkswagen T-Cross e ao Hyundai Creta, que já apareceram na lista dos mais vendidos outras vezes no ano, mas sempre acompanhados ou do Renegade ou do Compass.

Confira quais foram os carros mais vendidos em dezembro no Brasil

1. Chevrolet Onix: 21.442 unidades – veja ofertas
2. Chevrolet Onix Plus: 9.989 unidades – veja ofertas
3. Ford Ka: 8.992 unidades – veja ofertas
4. Renault Kwid: 8.174 unidades – veja ofertas
5. Fiat Argo: 8.036 unidades – veja ofertas
6. Volkswagen Gol: 7.870 unidades – veja ofertas
7. Hyundai HB20: 7.679 unidades – veja ofertas
8. Volkswagen T-Cross: 6.631 unidades – veja ofertas
9. Hyundai Creta: 6.625 unidades – veja ofertas
10. Fiat Toro: 6.493 unidades – veja ofertas

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.