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Quais foram os 14 carros saíram de linha em 2019?

Entre categorias abandonadas e renovações de marcas, esses 14 modelos nos deixaram no ano de 2019

27/12/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Ainda em recuperação, o mercado brasileiro passou por fortíssimas mudanças em 2019. Entre lançamentos de peso que movimentaram o país, tivemos também vários carros que saíram de linha. Ao todo foram 14 modelos aposentados neste ano, conheça quais são eles:

Ford Fiesta e Fiesta Sedan

Uma das baixas mais emblemáticas do ano foi com o Ford Fiesta. Enquanto o sedã desapareceu silenciosamente sem que ninguém notasse, o hatch levou consigo a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo.

O fim do Fiesta já era premeditado quando o Ka ganhou motor mais moderno e transmissão automática de verdade em seu facelift, além de versões mais caras. Na mesma época, o Fiesta havia ganho um facelift que não foi tão bem recebido, além de ter mantido o problemático câmbio PowerShift.

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Volkswagen Golf, GTI e Golf Variant

Engolida pelos SUVs, a categoria de hatches médios fez uma grande vítima em 2019: o Golf. Segundo modelo mais vendido da Volkswagen no mundo (perdeu a liderança faz pouco tempo para o Tiguan), ele só não saiu de cena completamente no Brasil por causa do híbrido GTE que começou a ser importado.

A situação do Golf no Brasil foi agravada pelo T-Cross, que assumiu sua linha de montagem. O esportivo GTI ainda sobreviveu mais alguns meses, mas foi descontinuado no final do ano. Importada, a perua Golf Variant deixou o mercado quase ao mesmo tempo em que a SpaceFox morreu, acabando de vez com as peruas da VW no país.

Chevrolet Prisma

Tecnicamente o Prisma não morreu, mas seu nome foi descartado. O sedã do Onix passou a se chamar Onix Plus, criando uma maior identidade com a família. Já o Prisma Joy foi convertido em Joy Plus e assumiu o visual que as versões mais caras possuíam antes.

Vale lembrar que o nome Prisma surgiu em 2006 como versão sedã do Celta (na época já reestilizado). Sobreviveu de 2013 a 2019 como sedã do Onix, sendo reestilizado em 2016. Apesar de aposentado, ele ainda será o sedã mais vendido no Brasil em 2019, mas passará o bastão ao Onix Plus no próximo ano, ao que tudo indica.

Ford Focus e Focus Fastback

Vendendo ainda menos que o Fiesta e em um segmento engolido pelos SUVs, o Focus não teve chance nem no Brasil nem nos EUA, onde foi descontinuado quase que simultaneamente. O sedã também vendia pouco, ofuscado por Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze.

Produzido na Argentina por três gerações, o Focus chegou a conviver com seu antecessor, o Escort, por alguns meses. No Brasil e nos EUA, o EcoSport assume a faixa de preço do hatch médio, já que não haverá sucessor, nem mesmo para o sedã. Europa e China receberam a quarta geração do Focus, com direito até a perua.

Peugeot 308 e 408

O mesmo destino que selou a vida de Golf e Focus atingiu os irmãos 308 e 408. Com vendas baixíssimas e evidentemente velhos (lançados em 2011), eles não tiveram vez na renovação da linha Peugeot. Investindo forte em SUVs, a marca espera que o próximo 208 e o 2008 supram a falta que o 308 fará.

No caso do 408, o Citroën C4 Lounge cumpre bem o papel de substituto dentro de casa. O primo sempre vendeu mais e apresentava algumas modernidades que o Peugeot não tinha. Na Europa o 308 se aproxima da terceira geração, enquanto na China o 408 ganhou a segunda geração em 2014 e foi reestilizado em 2018.

CAOA Chery QQ

Último modelo remanescente da era Chery antes da CAOA, o QQ se despediu em 2019. Até então modelo mais vendido da marca chinesa por aqui, teve duas gerações, sendo a última produzida em solo nacional.

Foi também o carro mais barato do Brasil por muito tempo, hoje título pertencente ao Fiat Mobi. Remanescente do segmento de subcompactos, o QQ foi perdendo espaço na linha Chery com a chegada de SUVs na marca.

Volkswagen SpaceFox

Criadora de icônicas peruas ao longo da história como Parati e Quantum, a Volkswagen não terá uma perua em sua linha de produtos desde que lançou um modelo na categoria. Vendida no Brasil como SpaceFox ela também era tratada como Suran (Argentina), SportVan (México) e Fox Plus (África).

Ela surgiu como uma alternativa mais espaçosa e com maior porta-malas que o Fox. Como o hatch já tinha ares de minivan, a SpaceFox foi referida diversas vezes como sportvan pela Volkswagen. Foi reestilizada duas vezes como o hatch e sempre o acompanhou nas motorizações (exceto opções 1.0).

Volvo V40

Discretamente retirado do mercado brasileiro, o Volvo V40 já teve seu destino traçado até mesmo na Europa. Vendas baixas no segmento e remanescente dos tempos de Ford (usava plataforma do Focus), culminaram em seu fim.

O hatch médio já colecionava algumas rugas, especialmente quando colocado ao lado de seus irmãos maiores e mais modernos. Apesar disso, vinha vendendo relativamente bem nos últimos meses no Brasil.

Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso

Enquanto na Europa as irmãs Picasso mudaram de nome para C4 SpaceTourer, no Brasil a Citroën decidiu por fim à sua linha de minivans. Ponta mais atual da linhagem que começou com a Xsara Picasso (primeiro Citroën fabricado no Brasil), as irmãs C4 Picasso e Grand C4 Picasso se despediram na melhor forma.

Ambas eram equipadas com o plurivalente motor 1.6 THP em versão gasolina com 165 cv e apresentavam estilo exótico e chamativo. Soluções de espaço como porta-luvas duplos, mesinhas tipo avião e teto panorâmico eram seus destaques. O preço alto devido a importação fez com que muitos preferissem os SUVs.

Kia Picanto

Outro subcompacto que deixou de ser vendido no Brasil em 2019 foi o Picanto. Sucesso na primeira geração e nos anos iniciais da segunda geração, ele ficou caro demais para seu porte e teve cota de importação bastante restrita.

A terceira geração chegou discretamente na versão GT equipada com o mesmo conjunto mecânico 1.0 de antes e que é compartilhado com o Hyundai HB20. Com pouquíssima divulgação e pouco lembrado, saiu de linha com a mesma discrição com a qual chegou ao país.  

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