O Fiat Bravo T-Jet pode ser amarelo
1/10
O azul splash está disponível para o Fiat Uno
2/10
Volkswagen Fox teve o branco perolizado no lançamento
3/10
Renault Clio já teve pintura "camaleão"
4/10
Laranja ganhou força com os Volkswagen CrossFox e Saveiro Cross
5/10
A Citroën usou o marrom para mostrar o AirCross
6/10
O New Fiesta trouxe o roxo, como nos anos 90
7/10
Chevrolet Montana Sport tem o chamativo verde jasper
8/10
A pintura preto fosca é feita em lojas de acessórios
9/10
Honda Civic Si é um dos poucos sedãs vermelhos
10/10
Segundo uma
pesquisa divulgada recentemente por uma empresa de revestimentos automotivos, prata é a cor favorita em 26% das compras de carro em todo o mundo. A preta vem em seguida, com 24%, e a branca empata com a cinza em terceiro, com 16%. Essas escolhas, principalmente no Brasil, se justificam pela valorização do veículo quando for vendido no mercado de usados, mas deixam o trânsito cada vez mais sem graça. O
iCarros escolheu 10 cores para variar e fugir da “ditadura” do preto e prata.
10 – BrancoÉ de se estranhar esta escolha, já que é a terceira mais procurada no mundo. Mas em algumas cidades brasileiras, como em São Paulo, o branco é a cor dos táxis. Ter um veículo particular nessa cor, portanto, ainda é um tanto quanto exótico. O Volkswagen Fox, depois da re-estilização, chegou a ganhar um branco perolizado entre as opções, mas a cor já saiu de linha.
9 – Preto foscoComumente vista nas ruas, a cor preta ganhou uma nova tonalidade nos últimos tempos. Influenciado por modelos de fora, alguns carros ostentam uma pintura preta fosca. Aliada a rodas grandes, o carro ganha um estilo "bad boy". Nenhuma fábrica oferece esse tipo de acabamento, mas muitas empresas fazem o envelopamento com adesivo vinil em qualquer carro. O serviço custa cerca de R$ 900 para carros pequenos e pode dobrar em caso de picapes médias e grandes.
8 – MarromO Volkswagen CrossFox já teve essa cor antes do facelift e agora quem ostenta a tonalidade é o Citroën AirCross. Chamado de Hickory, o tom é metálico e custa R$ 710, mesmo preço das outras cores.
7 – AzulO azul sempre esteve presente nos modelos de luxo em tonalidades mais escuras, mas ganhou ares mais alegres recentemente. O Chevrolet Vectra GT, quando foi re-estilizado recebeu um azul bem chamativo, que já não é mais oferecido. A Fiat tem um leque maior, como o azul splash do Uno e o azul maserati do Bravo. A Kia também oferece a cor no Cerato.
6 – AmareloO amarelo sempre esteve ligado à esportividade e é nas versões com esse apelo que ela mais aparece. A Volkswagen oferece a tonalidade no CrossFox e a Fiat para a versão Sporting do Uno e T-Jet do Bravo. O Uno ainda tem o berrante amarelo citrus nas versões Vivace e Attractive.
5 – VerdeO verde repete o caso do azul que, em tonalidade escura faz sucesso em carros de luxo, mas que ganhou tons mais claros e chamativos. O Palio foi lançado em 1996 com um verde claro e, em 2008, teve de novo uma pintura metálica nessa cor. A estratégia se repetiu no lançamento do Uno, com o verde box na versão Way. O Chevrolet Montana bebeu na mesma fonte com o verde jasper na configuração Sport.
4 – VermelhoO vermelho é a quarta cor mais comprada no mundo, mas não deixa de ser chamativa. A tonalidade é disponível em quase todos os modelos à venda no Brasil, mas é incomum em algumas carrocerias, como a de sedãs médios e grandes. Honda Civic e Chevrolet Vectra já tiveram essa pintura. Hoje, o Chevrolet tem o vermelho chardon, que é bem próxima do bordô, e o Honda tem o vermelho vivo disponível na versão Si.
3 – RoxoQuando foi lançado no Brasil em 1996, o Ford Ka tinha uma pintura roxa, também disponível no Fiesta. O Kia Cerato tem um cinza com este tom, mas é quase imperceptível. Voltando ao passado, a Ford lançou o New Fiesta Sedan no vermelho magenta, que é uma tonalidade do roxo.
2 – LaranjaO laranja ganhou força no Brasil com o Kia Soul. Depois disso, a Volkswagen criou o laranja atacama para a Saveiro Cross e para o CrossFox. Como cores de lançamento, o Chevrolet Vectra GT e o Volkswagen Gol foram pintados assim, mas nem chegaram a ser vendidos.
1 – "Camaleão"Essa é outra cor difícil de ser vendida em modelos originais. A Renault já teve um tom de verde para Clio e Scénic que, dependendo do ângulo de visão, tinha tonalidades diferentes, chegando a azul ou roxo. No mercado de acessórios, existem tintas que dão o mesmo efeito e os preços variam conforme as cores e o tamanho do carro.