entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Top 10: Os carros da TV brasileira

Conheça 10 modelos que marcaram nas séries e novelas exibidas nas emissoras brasileiras

24/06/2011 - Gustavo Zucchi / Fonte: iCarros

A televisão no Brasil existe desde 1950, quando na redação dos Diários Associados, Assis Chateaubriand, ocorreu a primeira transmissão. Desde então 61 anos se passaram e muita coisa mudou. Entretanto, algo que permanece na cultura brasileira são as novelas, existentes já na era do rádio. E uma coisa que está enraizada no brasileiro, a fixação pela ficção. E claro que como modo de atrair público (e também fazer uma propaganda), além dos romances, mistérios e aventuras em cada capítulo, os carros também marcaram presença. O iCarros listou 10 dos modelos mais importantes da TV brasileira em diversos gêneros, canais e épocas:

10- Kia Koup (Insensato Coração, 2011)
Começando do presente vemos como uma das grandes marcas do Brasil usa a grande massa que assiste as novelas da rede Globo como público alvo de seus modelos. No caso da trama de Gilberto Braga, o personagem André Gurgel, interpretado por Lazáro Ramos, utiliza um Kia Koup, esportivo que deve chegar em breve ao mercado. O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel do ano passado com propulsor 2.0 de 16V e 156 cv de potência, acoplado a um câmbio automático sequencial, com borboletas para troca.

09- Volkswagen Fusca (Elas por Elas, 1982)

O compacto da Volks pertencia na trama ao detetive Mário Fofoca, interpretado por Luís Gustavo. Considerado um dos personagens mais carismáticos da trama, o atrapalhado investigador tinha duas marcas registradas: um seu paletó quadriculado, outro seu inseparável Fusca. Apesar do compacto ser considerado um carro confiável e ainda fazer sucesso entre seus donos, o mesmo não pode se dizer de seu dono na história de Cassiano Gabus Mendes, já que Fofoca não conseguia acertar um palpite. Recentemente, o personagem tornou a aparecer na novela Ti-ti-ti.

08- BMW Z3 (A Usurpadora, 1999)

A trama mexicana, produzida pela emissora Televisa, ficou famosa por ter sido transmitida pelo SBT. Na história das irmãs gêmeas separadas e criadas em ambientes distintos, a vilã Paola Bracho, rica, fria e calculista, dirigia um BMW Z3. O roadster foi o primeiro modelo da marca produzido nos Estados Unidos.

07- Chevrolet Caravan (Mulheres de Areia. 1993)
Dirigida por Wolf Maia, a trama de Ivan Ribeiro fez sucesso em sua exibição. Assim como a Usurpadora, a trama conta a história de irmãs gêmeas, Ruth, boa e dedicada, e Raquel, cruel e ambiciosa. Justamente a vilã acaba morrendo dentro de um Chevrolet Caravan. Após uma perseguição, o carro cai de um barranco e explode. Quando a novela foi transmitida, a Caravan já era um modelo antigo, foi lançado em 1966 na Europa e pintou por aqui em 1974. Era uma perua derivada do Opala, que apesar de tudo, fez sucesso no País.

06- Fiat 500 (Passione, 2010)
A história da 74ª novela das oito nos remete a Itália, e a Fiat, principal montadora do país, se fez presente com um modelo antigo. O personagem Totó, interpretado por Tony Ramos, dirigia um Fiat 500 1950. O modelo é descendente do 500 Topolino, e faz sucesso até hoje ganhando diversas versões. O Fiat 500 será fabricado no México, o que deve reduzir seu preço no Brasil.

05- Volkswagen Santana (A Grande Família, 2001)
O primeiro carro da lista que não é de uma novela, mas de uma das séries de maior sucesso da televisão brasileira. No caso, o Santana pertence a Agostinho (Pedro Cardoso). O modelo, assim como na série, foi bastante usado por taxistas. Foi fabricado em diversos lugares do mundo por muito tempo, mas hoje permanece em produção apenas na China.

04- Toyota Bandeirante (Torre de Babel, 1998)
Outro carro que serviu para causar destruição. Nele que estava a bomba que explodiu um shopping na trama e que matou diversos personagens. Foi uma ironia, já que o modelo, conhecido pela sua durabilidade, serviu para causar a explosão. Os primeiros Toyota Bandeirante chegaram ao Brasil nos anos 50.

03- Kia Sportage (A Favorita,2008)
Mais uma propaganda da Kia nas novelas da Globo, o SUV apareceu em diversos capítulos da trama de João Emanuel Carneiro. Foi dirigida pelo personagem Zé Bob, que em uma sacada da montadora, deu até uma passada no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008.

02- Volkswagen Brasília (El Chavo del Ocho, 1971)

Um dos maiores sucessos da televisão brasileira (e da mexicana) não poderia ficar de fora da lista. Não apareceram muitos carros na série, mas o Volkswagen Brasília, que pertence ao Sr. Barriga, dono da vila onde se passa a série, ficou famoso entre os fãs. O modelo foi fabricado no Brasil e no México e por isso foi facilmente reconhecido pelos fãs dos dois países. Curiosidade: na série, o carro era chamado de caminhonete pelos personagens.

01- Chevrolet Opala (A Próxima Vítima, 1995)
O Opalão preto da novela de Sílvio de Abreu foi mais que um carro na trama, foi um protagonista. O assassino misterioso perseguia suas vítimas a bordo do modelo, até que o delegado Olavo de Melo (interpretado por Paulo Betti) descobriu que o veículo estava no nome de Adalberto Vasconcellos (Cecil Thiré).
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.