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Versões bizarras de Renault Logan e Sandero fora do Brasil

Responsável pelo crescimento e reestruturação da Renault no Brasil, o Logan já teve diversas facetas diferentes pelo mun

28/04/2020 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Desenvolvidos pela Dacia e vendidos no Brasil pela Renault, Logan e Sandero foram os principais responsáveis pelo crescimento da marca no país e pela reestruturação de sua gama de modelos. Apostando em espaço interno farto e custo-benefício, a dupla evoluiu bastante ao longo dos anos e rendeu diversos tipos de derivados além dos já conhecidos Duster e Oroch.

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Conheça agora dez derivados dos Renault Logan e Sandero que não tivemos no Brasil:

Dacia Logan

Foi aqui que tudo começou. Primeiro modelo desenvolvido pela Dacia após ser comprada pela Renault, o Logan apostava na simplicidade e em soluções criativas para custar pouco. O espaço interno farto sempre foi um de seus chamarizes, tanto que diziam que os bancos traseiros deveriam carregar três romenos com suas botas de neve.

Na primeira geração, os modelos Renault e Dacia eram bastante parecidos, tanto que sofriam apenas mudanças de logotipo. Tudo, porém, mudou na segunda geração, onde o Dacia adotou estilo bastante diferente do Logan brasileiro feito pela Renault. A reestilização de 2019 afastou mais ainda os modelos.

Mahindra Verito

Entre 2010 e 2018, a Mahindra produziu sob licença o Logan na Índia. Rebatizado de Mahindra Verito, o sedã recebeu uma nova dianteira com desenho agressivo e pouco harmônico, mas alinhado com a identidade visual da marca indiana à época.. Mas, o que chama a atenção na verdade é o hatch Verito Vibe.

A Mahindra encolheu a traseira do Logan, deu a ele lanternas instaladas na coluna e manteve uma estranha abertura do porta-malas que leva apenas a parte metálica da tampa, como em um sedã. Isso se deu pelo fato de que carros com menos de 4 m de comprimento tem descontos de impostos na Índia. Não era mais fácil ter usado o Sandero?

Nissan Aprio

Assim como o Dacia Logan ganhou o logo Renault para ser vendido no Brasil, o sedã se transformou em Nissan no México por conta da popularidade da marca por lá. A Nissan, vale lembrar, é a marca mais vendida do México e tem grande força por lá, algo que a Renault não tem.

O nome adotado pelo Logan da Nissan foi Aprio, mas o conjunto mecânico era importado do Brasil. Ele era equipado apenas com motor 1.6 e câmbio manual. Visualmente trazia como única diferença a grade dianteira mais simples com logo Nissan.

Dacia Logan MCV

Os europeus ainda compram e adoram peruas, por isso desde a primeira geração o Logan conta com esse tipo de variante. A atual Logan MCV tem estilo elegante e tradicional, porém sua primeira encarnação era uma mistura entre uma pequena van e uma perua.

Prova disso, é que a porta traseira da primeira geração da Logan MCV era aberta em duas partes, o teto possuía um pequeno ressalto para elevar a altura útil de carga e havia espaço para sete pessoas. Na segunda geração ela passou a ser uma perua tradicional, com teto mais baixo e visual esportivo. A função de van ficou para a Lodgy e para a Dokker.

Dacia Logan Pick-up / Nissan NP200

Em 2007, a Dacia lançou um modelo que era a cara do Brasil, mas que jamais chegou por aqui: a picape Logan. Seguindo a fórmula de Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana, a pequena picape poderia ter sido vendida no Brasil, mas o fracasso da Peugeot Hoggar desincentivou a Renault.

A picape Logan durou pouco na Europa, já que é um mercado um tanto quanto avesso às picapes compactas. Apesar disso, ganhou uma versão Nissan, chamada de NP200. Ela foi vendida no México como irmã menor da Frontier (NP300),  que durou igualmente pouco.

Lada Largus

Parte da Aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi), a russa Lada lançou a perua Logan em seu território em 2012. Usando como base a primeira geração da Logan MCV, a Largus era oferecida em versões furgão, perua e aventureira. Em 2017, a Lada introduziu a versão Vip com acabamento de couro e plásticos imitando madeira.

Dacia Logan Van / Fiskal

Derivada da perua MCV, a Dacia ofereceu a versão furgão do Logan ao longo de duas gerações e com nomes diferentes. A primeira se chamava Van, enquanto a segunda passou a ser batizada de Fiskal. A fórmula era a mesma: janelas traseiras substituídas por chapas de aço e segunda fileira de bancos removida para dar mais espaço para carga. Elas foram substituídas pelo furgão Dokker.

Dacia Lodgy

Lançada em 2012, a Lodgy foi lançada no final do período em que as minivans eram moda. Usando mesma plataforma do Logan e Sandero, além de interior com diversos componentes compartilhados, a Lodgy tem porte e visual bastante semelhante ao da brasileira Chevrolet Spin. Em alguns mercados, como a Índia, ela é vendida com o logotipo da Renault.

Dacia Dokker / Renault Kangoo

Partindo da minivan Lodgy, a Renault lançou o furgão Dokker. O modelo tem versões furgão e passageiro e, assim como a Lodgy, é vendida em alguns mercados como Renault. Há dois anos, a fabricante francesa lançou o modelo na Argentina como Kangoo e,era cogitada para o Brasil, algo que não ocorreu até hoje.

Lada XRAY

Tomando como base a plataforma e o conjunto de suspensão do Renault Sandero Stepway (que no fim das contas é um derivado do Logan), o XRAY foi o primeiro SUV urbano lançado pela Lada desde que o Niva foi introduzido no mercado. Apesar de seu estilo de hatch anabolizado, o modelo tem valentia no fora de estrada e foi bastante elogiado pela imprensa local.

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