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VW Kombi e mais carros que duraram mais tempo que deveriam

Entre as velharias sobre rodas, há carros que estão em fabricação até hoje, por incrível que pareça

07/08/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

No Brasil, a Volkswagen Kombi é detentora do recorde de carro que durou mais tempo sendo vendido initerruptamente. Além da nossa Velha Senhora, outros verdadeiros dinossauros sobre rodas foram produzidos e vendidos em diversos países por muitos...muitos anos. Confira a lista em ordem do carro mais para o menos duradouro.

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1. Volkswagen Fusca – 65 anos

Popular nos quatro cantos do mundo, o Volkswagen Fusca sobreviveu de 1938 a 2003 sem sua produção ser interrompida. Feito em diversos países, ele nasceu na Alemanha mas viveu seus últimos anos no México. Se considerar que o Fusca mudou de geração duas vezes, 2020 será o primeiro ano na história em que o besouro não será fabricado.

2. Morgan 4/4 – 64 anos

Tradicionalíssima na fabricação e concepção de seus carros, a Morgan produz o 4/4 desde 1955 praticamente o mesmo jeito que ele é hoje. Mesmo em 2019, ele tem visual de 60 anos atrás e soluções idem. Não há expectativas desse ciclo se encerrar tão cedo.

3. Volkswagen Kombi – 63 anos

O Brasil foi o último país no mundo a produzir a Volkswagen Kombi. Vendida por aqui desde 1950, ela ganhou produção local alguns anos depois e depois continuou firme e forte por mais de 60 anos. Foi descontinuada por conta da obrigatoriedade de airbags e ABS, se não estaria à venda até hoje.

4. Hindustan Ambassador – 59 anos

Feito entre 1957 e 2014 na Índia, o Ambassador é mais antigo do que parece: ele é baseado no Morris Oxford III, que originalmente foi feito entre 1956 e 1959. Ganhou fama entre os taxistas pela mecânica robusta e de baixo custo. Hoje a PSA é detentora do nome Ambassador e pretende usá-lo em um sedã robusto de baixo custo para a Índia.

5. Citroën 2CV e Lada Niva – 42 anos

Enquanto o Citroën 2CV pode ser considerado o carro francês mais emblemático da história, praticamente o Fusca da França, o Lada Niva é um verdadeiro símbolo da robustez russa. O Citroën foi feito entre 1948 e 1990, enquanto o Niva é feito desde 1977 sem interrupção. Em 2020 o Lada superará o 2CV em longevidade, pois não há intenção de substituí-lo.

6. Mini – 41 anos

O Mini Cooper clássico foi um verdadeiro marco na história britânica. Vendido por diversas marcas antes de ganhar sua própria, ele durou de 1959 a 2000 a base de poucas mudanças. Só mudou de verdade quando a BMW comprou a marca e criou o hatch esportivo com estilo retrô.

7. Mercedes-Benz Classe G – 38 anos

Substituído em 2017 por um modelo visualmente idêntico, o Classe G clássico nasceu em 1979 e durou 38 anos a base de poucas alterações. Robusto, luxuoso e potente, fez a fama entre os ricos por sua versatilidade e pelo estilo exótico, tanto que poucos notam que a nova geração é nova de fato.

8. VW Golf MK1 e Toyota Land Cruiser 70 – 35 anos

Outro caso de empate que será resolvido no próximo ano: o Toyota Land Cruiser 70, ao contrário do VW Golf MK1, continua em produção. O parrudo SUV nasceu em 1984 e é um dos sucessores do Bandeirante, outro dinossauro que já habitou a terra. Já o Golf de primeira geração conquistou os sul-africanos e foi feito por lá de 1974 a 2009 com poucas mudanças visuais. Foi substituído pelo Polo Vivo.

9. Renault 4 – 33 anos

Reconhecido por seu tamanho irregular e pela robustez, o Renault 4 é um dos grandes clássicos da marca francesa. De manutenção fácil e barato de comprar, ele foi fabricado initerruptamente entre 1961 e 1992 na França, durando mais dois anos na Eslovênia. Deixou de ser feito em favor do simpático Twingo.

10. Lada Laika – 32 anos

Assim como Kombi, Fusca, Classe G e Niva, o Lada Laika foi vendido no Brasil. O design que o Laika chegou no Brasil nos anos 1990, era o mesmo em 1980 e também em 2012. Robusto e rústico, o sedã russo mudou poquíssimo ao longo de seus 32 anos. Vendido globalmente, ele teve 13 nomes diferentes.

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