Sobre Fiat 500
Sobre o Fiat 500e 2022
Criado com foco no mercado norte-americano, inicialmente, o 500e era uma versão eletrizada do atual Fiat 500 com motor a combustão, que por sua vez é uma releitura do “Cinquecento” de 1957-1975. Em 2021, porém, o modelo ganhou uma plataforma totalmente nova e especialmente desenvolvida para a propulsão elétrica.
Em relação ao antecessor, o Fiat 500e é 61 cm mais longo e 56 cm mais largo, oferecendo um pouco mais de espaço para os passageiros. Além do porte, o modelo recebeu por fora modificações estéticas que o deixaram com um visual mais agressivo. Toda a iluminação externa – faróis e lanternas dianteiras e traseiras – é de LED.
O modelo é oferecido aqui no Brasil em apenas uma versão, a Icon, que já traz de série itens como teto solar elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de recarregamento para smartphones sem fio, chave presencial e central multimídia personalizável com tela de 10,25″.
O 500e permite com total conectividade com os sistemas Apple e Android e boa parte de suas funções podem ser acionadas por comandos de voz. O modelo conta com volante multifuncional com acabamento em duas cores e bancos forrados em couro ecológico.
O painel de instrumentos é composto por um cluster digital com tela de 7", com desenho “retrô”, inspirado no do antigo “Cinquecento”. A seleção de velocidades – apenas drive (para frente) e marcha a ré – é feita por meio de botões.
O carro oferece três modos de condução selecionáveis: Normal, que foca no máximo de conforto e performance; Range, opção intermediária e Sherpa, para o máximo de eficiência na economia de energia, atuando nas acelerações e regeneração de sistemas auxiliares.
Em estações de recarga, é possível reabastecer 80% da capacidade da bateria em 35 minutos. Quando totalmente carregado, ele é capaz de percorrer entre 320 e 400 km, a depender das condições de trânsito e peso a bordo.
Entre os itens de segurança, o 500e conta com seis air-bags; alertas de colisão frontal, tráfego cruzado traseiro, alerta de cego e de mudança de faixa e assistentes de partida em rampa e de estacionamento semiautomático.
O carro oferece, ainda um pacote de tecnologia autônoma, com câmeras e sensores que detectam pedestres, limites das faixas e a velocidade dos carros à frente, sendo responsáveis pela ativação de diversas funções de segurança.