Sobre Ford EcoSport 

Linha 2018

O EcoSport mudou bastante, com visual reestilizado com destaque para a grade frontal que agora lembra o SUV maior Edge. As principais alterações estão no interior, com cabine redesenhada e novos materiais. Nos motores, há a estreia do 1.5 flex de três cilindros e do 2.0 flex que já equipava o Focus. São três versões de acabamento. Deixa de ser oferecida uma configuração 4x4. 

Por baixo do capô

Há o inédito motor 1.5 tricilíndrico, que estreia no mercado brasileiro, sendo flex por aqui. Ele rende 137 cv de potência e 16,1 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm com etanol. Com gasolina, os números são 130 cv e 15,6 kgfm, respectivamente. Ele possui bloco de alumínio para reduzir o peso e duplo comando de válvulas variável - ou seja, na admissão e no escape.  

Já a versão topo de linha Titanium traz um 2.0 também flex com injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável e bloco, cabeçote e cárter feitos de alumínio. Ele rende 176 cv e 22,5 kgfm de torque (etanol) e 170 cv e 20,5 kgfm (gasolina). 

O câmbio pode ser manual de cinco marchas, disponível nas configurações SE e Freestyle, ou automático de seis velocidades com borboletas atrás do volante para fazer as trocas manuais, este último ofertado em todas as versões. Sai de cena o automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas. 

Mais do EcoSport

Modelo global, o novo EcoSport é fabricado em Caçamari (BA). Visualmente, ele recebeu grade maior, novos faróis, para-choque e luzes de neblina. O estepe na tampa traseira permanece. Merece destaque a grade frontal ativa, que abre ou fecha as aletas conforme a necessidade, melhorando a aerodinâmica (está 11% melhor no novo modelo) e a eficiência do motor e reduzindo o consumo de combustível. Ele é o primeiro SUV compacto no país a contar com essa tecnologia, até então presente apenas em carros de segmentos superiores. 

Por dentro há um novo quadro de instrumentos, novos revestimentos e central multimídia com tela sensível ao toque. Os comandos também foram reposicionados para ficarem mais ergonômicos e acessíveis. Muda ainda o sistema de rebatimento dos bancos, que permite criar uma superficie plana com o assoalho do porta-malas. O assoalho, aliás, traz uma prateleira com regulagem de altura em três níveis. Nas duas posições mais altas, esse sistema cria um compartimento "escondido" para guardar objetos menores com até 52 litros de capacidade. E é na posição mais alta que o assoalho fica no mesmo plano dos bancos rebatidos. 

O porta-malas tem capacidade para 356 litros - eram 362 litros no modelo anterior - e chega a 1.178 litros com os bancos rebatidos. As medidas não mudaram, com 4,26 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,69 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. 

Passado

Em 2003, a Ford lançou no Brasil o EcoSport e, com ele, introduziu no País o segmento dos utilitários esportivos compactos. Produzido em Camaçari (BA), o SUV ganhou nova geração em 2012, sendo o primeiro modelo global da fabricante a ser desenvolvido em parceria com equipes no Brasil. Na linha 2016, o SUV compacto ganhou quatro novas versões 1.6 com câmbio Powershift, antes restrito às configurações com motor 2.0. 

Em junho de 2017, foi apresentada no Brasil a reestilização, junto com novos motores, novo interior e mais equipamentos. O facelit estreou em janeiro do mesmo ano no Salão de Detroit (EUA) e depois apareceu novamente em junho no Salão de Buenos Aires.

Itaú

Simule o financiamento

Veja o valor da parcela do seu próximo carro, online e sem compromisso. Simular financiamento

Opinião do dono

9,9

Ecosport Freestyle 2017/18 - Um ótimo carro!

Éderson silva cunha em 02/09/2017
EcoSport Freestyle 1.5 (Flex) 2018
 
Pontos positivos

segurança, conforto, tecnologia e design muito atual. um ótimo carro, principalmente em matéria de segurança. gosto muito de pegar uma estrada (motorizado), e esse carro possui o melhor conjunto de itens de segurança dentre os concorrentes de mercado na mesma faixa. a nova motorização - mesmo sendo 1.5, apresenta muito mais força.

 
Pontos negativos

malas. como esse é meu segundo eco, nenhum desses itens tenho por negativo. quanto ao estepe, posso entender como um charme do carro; fora a facilidade se precisar trocar qualquer um dos pneus rodantes. além do fato de recebermos 05 rodas de liga, com pneu do mesmo modelo dos demais - diferente dos pneus de socorro, que mais parecem com pneus de bicicletas.

 
Comentários

dia 08/08 ao levar meu eco 2016/17 na concessionária para verificar um pequeno ruído, aproveitei para testar/conhecer o novo eco; recebendo uma proposta muito boa para trocar por um 2017/18. como já vinha acompanhando á dias o novo modelo, aproveitei o momento para iniciar uma possível troca, o que acabou acontecendo duas semanas depois (24/08). hoje estou com o eco 2017/18 em minha garagem. não que a anterior fosse ruim, ao contrário, era tão boa que decidi continuar com o ecosport; mudando da se para freestyle. recomendo sem nenhuma dúvida.

Essa opinião foi útil pra você?
9,7

Novo interior ficou lindo

Carlos H. em 11/09/2017
EcoSport Titanium 2.0 16V (Aut) (Flex) 2018
 
Pontos positivos

nova eco, ficou muito linda, tínhamos a titanium 2014, este é realmente outro carro. teto solar, xenon, um tablet no painel, sensor de ponto cego e trafego cruzado. suspensão está melhor. o exterior não dá pra notar muita diferença, mas dentro está um novo carro.

 
Pontos negativos

o consumo, mas para um 2.0 já esperado. na cidade está fazendo em torno de 7,5 km por litro a gasolina com ar condicionado o tempo todo, acredito que vai melhorar com o tempo, não tem nem 1000km ainda, não testei ainda na estrada.

 
Comentários

com cambio automático agora melhorou muito, no lugar do powershift. o motor 2.0 sempre convida a pisar fundo, apesar de não precisar, o que pode aumentar o consumo. sobrou motor pra esta versão. se quiser andar sempre, sem pisar o carro responde muito bem. a posição de dirigir é muito boa, os bancos são muito confortáveis, em couro macio, o do motorista tem ajuste lombar também. o porta-malas atende adequadamente uma família de 4 pessoas.

Essa opinião foi útil pra você?
9,3

Excelente custo beneficio

Carlos B em 05/09/2017
EcoSport Titanium 2.0 16V (Aut) (Flex) 2018
 
Pontos positivos

melhorou muito, principalmente suspensão e acabamento. consumo no primeiro tanque está em 6km/l, só rodamos 200km, ainda é cedo pra ter idéia. som sony é ótimo. bancos muito bonitos em couro legitimo.

 
Pontos negativos

porta-malas apenas suficiente. estepe tem que por corrente para não levarem e tirar fechadura da porta do motorista, deixando somente no controle.

 
Comentários

dos suvs de shopping este ficou excelente, principalmente devido aos sensores de tráfego cruzado, ponto-cego e câmera de ré. se não se incomodar com consumo a 2.0 é otimo custo beneficio, adiciona alguns mimos a mais como teto solar.

Essa opinião foi útil pra você?

publicidade

publicidade

Outros anos de Ford EcoSport

Outros anos Faixa de Preço Ofertas
2017 De R$ 68.690 a R$ 93.550 ver ofertas
2016 De R$ 54.637 a R$ 65.251 ver ofertas
2015 De R$ 48.986 a R$ 59.886 ver ofertas
2014 De R$ 44.256 a R$ 52.897 ver ofertas
2013 De R$ 41.121 a R$ 49.654 ver ofertas
2012 De R$ 32.645 a R$ 34.473 ver ofertas
2011 De R$ 29.049 a R$ 32.878 ver ofertas
2010 De R$ 26.881 a R$ 31.439 ver ofertas
2009 De R$ 24.536 a R$ 29.662 ver ofertas
2008 De R$ 23.715 a R$ 27.231 ver ofertas
2007 De R$ 21.894 a R$ 25.358 ver ofertas
2006 De R$ 20.962 a R$ 22.289 ver ofertas
2005 De R$ 19.505 a R$ 21.302 ver ofertas
2004 De R$ 18.891 a R$ 20.614 ver ofertas
2003 De R$ 18.056 a R$ 19.903 ver ofertas