Cabine estendida Saveiro
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Mecanismo de abertura da cobertura da caçamba da Saveiro
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Janela traseira da Saveiro
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Parte traseira da Strada
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Estepe da Strada fica na caçamba enquanto a da Saveiro está na parte de baixo
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Enquanto a Saveiro usa do mesmo artífício da Chevrolet Montana para apoio do pé (orifício na lateral), Strada tem degrau na traseira
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Se o seu próximo carro tiver de ser uma picape compacta e você tem R$ 35 mil no bolso para pagar por ela, qual seria a sua escolha? A não ser que queira usar o carro prioritariamente para carregar carga, caso da Ford Courier, ou esteja interessado em pagar pela Chevrolet Montana, que ganhou novas versões neste semana e será substituída por um novo modelo no ano que vem, restam Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.
Exatamente um ano após sua principal concorrente sofrer uma repaginação para manter a liderança no segmento de comerciais leves, a VW Saveiro recebeu a atualização incorporada pela família Gol. A demora na mudança ajuda a justificar as quase 60 mil unidades de diferença que separam a picape compacta da montadora alemã com a Fiat Strada, no período entre setembro de 2008 e o mesmo mês de 2009, tempo que o renovado modelo da Fiat conviveu a geração antiga da Saveiro.
A picape da Fiat leva vantagem por oferecer uma oferta ampla (a versão Fire, com carroceria antiga, é uma boa pedida para quem busca custo-benefício para carregar carga) e, até a renovação da Saveiro, só ela tinha opção de cabine estendida. Em julho, a Strada passou a ser vendida também com cabine dupla.
Voltando aos R$ 35 mil...Com este valor, o comprador leva R$ 390 de troco se optar pela Saveiro 1.6 com cabine estendida e R$ 640 se adquirir a Fiat Strada Trekking 1.4 com cabine simples, versões que foram avaliadas neste comparativo. De um lado, motor mais potente. De outro, direção hidráulica de série. Caso haja interesse pela Strada Trekking 1.4 estendida, são desembolsados R$ 36.980. Ou, se a ideia é ter uma Saveiro um pouco mais equipada (direção hidráulica, vidros e travas elétricas), são gastos R$ 36.935.
Na primeira volta com as duas picapes, a dirigibilidade dá a vitória à Saveiro. A partir daí, vale a pena investir os quase R$ 2.000 para levar a direção hidráulica, vidros e travas elétricas. O conjunto formado pelo câmbio e conjunto da suspensão do modelo da Volkswagen torna a condução menos cansativa no trânsito. O motor 1.6, por sua vez, garante retomadas mais rápidas e faz com que o veículo chegue a velocidades finais mais suavemente.
Os números para potência da Saveiro são 101 cv (g) e 104 cv (a) a 5.250 rpm. O torque máximo aparece aos 2.500 giros: 15,4 kgfm (g) e 15,6 kgfm (a). É o mesmo 1.6 usado no Gol e Voyage. Para a Strada, aos 5.750 giros, a potência é de 85 cv (g) e 86 cv (a). Já a força de 12,4 kgfm (g) e 12,5 (a) chega mais tarde, aos 3.500 rpm. A partir dos 90 km/h, o bloco de 1,4 litro da Strada passa se tornar ruidoso.