entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ka+ x Versa: briga de tricilíndricos

Sedãs da Ford e da Nissan disputam ponto a ponto quem leva a melhor neste comparativo de 1.0 nacionais

23/07/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

A briga entre Nissan e Ford já rendeu uma grande polêmica no passado com o comercial do Tiida em que os rappers MC Deubem e Xis Por Cento diziam esbanjar em itens luxuosos com o dinheiro dos consumidores, uma clara referência ao Ford Focus (que até aparecia no comercial, caso você se lembre dele). Saltando do passado para o presente, o iCarros confere como está essa rivalidade hoje avaliando os sedãs Versa e Ka+.

Nissan Versa passou a vir equipado com motor 1.0 de três cilindros no início deste ano - o mesmo do irmão menor March -, quando também recebeu alterações visuais e virou nacional, fabricado em Resende (RJ). O sedã compacto enfrenta neste comparativo outro tricilíndrico: o Ford Ka+, lançado no Brasil em outubro do ano passado e produzido em Camaçari (BA).

Ambos são nacionais e ambos têm motor 1.0 com três cilindros e 12 válvulas, a nova sensação no País. E essas são as suas semelhanças. A partir daqui vamos explorar as suas diferenças a começar pelo catálogo. O Versa é vendido em quatro versões, sendo duas com motor 1.0 e duas com o 1.6. Seus preços variam entre R$ 41.990 e R$ 49.990. O iCarros avaliou a opção mais cara do 1.0, a S, que custa R$ 44.990. Já o Ka+ tem cinco versões, duas 1.0 e três 1.5, com preços que vão de R$ 42.390 a R$ 51.190. O modelo testado foi o de entrada, chamado SE.

Tamanho

O Nissan é maior, com 4,49 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. O sedã da Ford tem 4,25 m e 2,49 m, respectivamente. As outras medidas são praticamente iguais, com 1,69 m de largura e 1,50 m de altura. Com essas dimensões, o Versa dá um banho no rival em espaço interno, oferecendo mais espaço para quem vai no banco traseiro e porta-malas mais amplo para 460 litros – frente aos 445 litros do Ka+.

Ficha técnica

Falando do motor, o 1.0 do Nissan rende 77 cv de potência e 10 kgfm de torque máximo disponível a partir de 4.000 rpm com ambos os combustíveis. Já o Ford desenvolve 80 cv e 10,2 kgfm com gasolina e 85 cv e 10,7 kgfm com etanol a 4.500 rpm. Você pode pensar que o Ka+ terá desempenho bem superior, mas é preciso considerar outro número nessa conta: o peso.

O Ka+ tem 400 kg a mais, o que acaba deixando as respostas dos sedãs ao pedal do acelerador mais próximas. Ambos são ágeis em arrancadas considerando que são 1.0, mas o ar-condicionado ligado tem forte impacto no desempenho do Nissan, o que não é tão perceptível no Ford. Ambos os sedãs têm câmbio manual de cinco marchas.

Quanto ao consumo, eles são bem próximos de acordo com os dados do Inmetro. O Versa tem média de 8,5 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. Com o mesmo combustível, os números do Ka+ são 8,9 km/l em uso urbano e 10,4 km/l em uso rodoviário - vale destacar que ele possui indicador de trocas de marcha no painel para ajudar o motorista a dirigir de modo econômico.

Em resumo: o motor 1.0 de três cilindros encaixa muito bem nos dois sedãs, sem decepcionar em subidas ou retomadas de velocidade. Ambos mostraram fôlego sem perder o embalo ou exigir constantes reduções de marcha, mas o Ka+ é um pouco superior, especialmente na estrada. Ele conta com comando de válvulas variável na admissão e no escape, enquanto o rival possui apenas na admissão

Impressões ao volante

Em um duelo ponto a ponto, Versa e Ka+ quase empatam. O Ford oferece um câmbio melhor, com engates mais precisos, enquanto o Nissan possui direção com melhor acerto. No Ka+, ela é leve demais na estrada, tirando um pouco a precisão em manobras. Vale lembrar que, em ambos, a direção é elétrica progressiva, ou seja, sua rigidez aumenta de acordo com a velocidade do veículo.

Aí o Ford revida com a suspensão. Ela é macia nos dois sedãs, privilegiando o conforto, mas permitindo que as carrocerias inclinem mais do que o desejado em curvas. Os ocupantes chegam a pular em pisos irregulares, como ruas de paralelepípedo. Contudo, a sensação a bordo é um pouco melhor no Ka+.

Equipamentos de série

Vamos considerar para este comparativo as duas versões de entrada: Versa 1.0 de R$ 41.990 e Ka+ SE 1.0 de R$ 42.390 – a diferença é de R$ 400 entre eles. Infelizmente, nessas versões, nenhum dos dois sedãs traz sistema isofix para cadeirinhas infantis, que é mais seguro por ter fixação direto no chassi do veículo.

Começando pelo Nissan, ele traz de série ar-condicionado, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, trio elétrico (só nos vidros dianteiros) e rodas de aço aro 15. O rádio com comandos no volante que você vê no carro das fotos só está disponível a partir da versão S.

Já o Ka+ de entrada possui todos os itens do rival, exceto computador de bordo, regulagem de altura para o banco do motorista e retrovisores elétricos. Ah, e suas rodas têm aro 14, também de aço. Por outro lado, ele acrescenta rádio com Bluetooth e USB, pneus com baixa resistência ao rolamento e o sistema My Ford Dock, que permite acoplar o telefone celular em um porta-objeto no topo do console para visualizar melhor a tela do aparelho – é ideal, por exemplo, para quem utiliza o aplicativo Waze. 

Vida a bordo

Por dentro, o acabamento do Versa é simples e faz uso de plásticos mais rústicos. A escolha de materiais foi mais acertada no Ford, que exibe um estilo mais moderno mesmo na versão de entrada, porém, seus comandos ficam um pouco mais afastados do condutor do que no Nissan. A posição de dirigir também é melhor no Ka+, embora o rival tenha ajuste de altura para o banco do motorista. E não se esqueça de que o Ka+ tem um compartimento secreto, escondido atrás do painel pela porta do motorista, onde é possível guardar pequenos objetos.

Escolha de Anamaria Rinaldi – Numa briga apertada, disputada item a item, o Ford Ka+ leva o comparativo por uma pequena vantagem. O motor 1.0 caiu muito bem nos dois sedãs, com bons números de consumo e desempenho, mas o Ford oferece melhor dirigibilidade com um custo/benefício bastante similar. Prefira o Versa se você prioriza o espaço, seu grande destaque. Vale lembrar que ambos têm três anos de garantia.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.