entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

2016 deve seguir com vendas em queda e alta nas exportações

Para Anfavea, crise de 2015 não teve precedentes e este ano será melhor, mas ainda com redução de 7,5% em licenciamentos

07/01/2016 - Anamaria Rinaldi / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou hoje (7) as previsões para o mercado automotivo em 2016. Segundo a entidade, o próximo ano deve ser melhor do que foi 2015, que fechou com queda de 26,6% nos licenciamentos, mas ainda não há expectativa de alta nas vendas.

Leia mais:
Onix é o carro mais vendido no Brasil em 2015 
Top 10: mais vendidos de dezembro
Toyota aumenta preços no Brasil para 2016 
Projeto de Lei quer proibir estepe fino no Brasil

“2015 foi um ano positivo apesar dos números negativos. A crise pela qual passamos não teve precedentes em profundidade e na junção com as questões políticas, que influenciaram o consumidor brasileiro e contaminaram a economia”, disse Luiz Moan, presidente da Anfavea. “As vendas em 2015 se equiparam ao patamar de 2007, enquanto a produção voltou ao nível de 2006”, completa.

O que esperar de 2016?

Para o próximo ano, a entidade prevê uma queda de 7,5% nos licenciamentos de veículos quando comparado a 2015, com redução de 7,3% considerando apenas os veículos e comerciais leves. A boa notícia é que a produção deve fechar com alta de 0,5%, segundo as projeções da Anfavea. Entre os veículos leves, a previsão é de queda de 0,1% na produção. Se as vendas vão cair, a produção se manteria praticamente estável em função das exportações, que devem subir novamente em 2016, fechando com alta de 8,1% frente aos números deste ano - para os veículos leves a alta prevista é de 7,7%.

Moan defende que as previsões são conservadoras. “Para essas projeções, usamos como referência os números do terceiro trimestre de 2015, que apresentou desempenho inferior ao quarto trimestre”, diz o presidente da Anfavea. E se os números não são muito animadores, Moan alerta que os primeiros três meses podem ser ainda piores: “Não tenho dúvidas de que janeiro, fevereiro e março terão quedas maiores do que os 7,5% previstos para o ano todo”.

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) foi um pouco mais otimista, prevendo queda de 5,2% nas vendas de veículos em 2016, com redução de 5,9% levando com conta apenas o segmento de veículos e comerciais leves.

Dezembro fechou com vendas em alta

O último mês de 2015 teve um ponto positivo: o aumento de 16,7% nos licenciamentos quando comparado a novembro do mesmo ano.  Foram vendidas 227,8 mil unidades. Esse número, porém, ainda está 38,4% abaixo do registrado em dezembro de 2014, que teve 370 mil unidades vendidas.

Para se adequarem ao ritmo de vendas, muitas fabricantes deram férias coletivas em dezembro, fazendo com que a produção registrasse queda de 18,4% em dezembro quando comparado a novembro e de 30% em relação a dezembro de 2014. “Foi preciso ajustar a produção à nova realidade do mercado interno e dos estoques, que estavam atingindo níveis inimagináveis. Com isso, voltamos ao volume de 2006”, afirma Moan. A boa notícia é que isso surtiu efeito e o estoque em dezembro fechou com 36 dias entre o modelo ser produzido e a sua venda considerando o ritmo de dezembro de 2015 – houve uma redução de seis dias no estoque em relação aos dados de novembro.

As exportações também desempenharam um papel fundamental, com 46.215 veículos exportados em dezembro e uma alta de 26,5% quando comparado a novembro e de 97,2% quando comparado a dezembro de 2014 - que teve 23.438 veículos exportados.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.