Projeto de Lei quer proibir estepe fino no Brasil

Proposta ainda será submetida à aprovação de cinco comissões na Câmara dos Deputados

05/01/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O estepe fino tem se popularizado no Brasil e já é oferecido em modelos nacional, como os Ford Ka e New Fiesta, por exemplo, mas um Projeto de Lei (PL 82/15) em tramitação na Câmara dos Deputados pode extinguir o equipamento nos veículos novos, nacionais e importados, comercializados no País.

Leia mais:
SP: Alckmin aprova projeto de leilão de carros apreendidos
Projeto que isenta elétricos e híbridos de IPI é aprovado
Extintor veicular pode voltar a ser obrigatório
Nova lei amplia leque de informações na venda de veículos

A proposta do deputado Pompeo Mattos obrigaria todos os fabricantes a instalarem um estepe com dimensões idênticas às das demais rodas e pneus do veículo. Em caso de descumprimento, as marcas poderiam pagar uma multa de 10% do valor do veículo ao consumidor, que também poderá exigir a substituição da roda de emergência.

“Esse procedimento, além de suscitar dúvidas relativas à segurança do veículo que, em caso de emergência, trafegará com três pneus iguais e um diferente, certamente causará prejuízos ao consumidor que necessitar substituir uma roda ou pneu avariado pelo estepe”, afirma o Mattos.

As rodas de emergência provisórias têm sido adotadas pela indústria automotiva por terem menor custo, por ocuparem menos espaço e por serem mais leves, o que também reflete no consumo de combustível. Entretanto, quando utilizado, o equipamento compromete a dirigibilidade do veículo e limita a velocidade de circulação.

Um projeto de teor idêntico (PL 3214/12) chegou a ser analisado pela Câmara, mas foi arquivado. A nova proposta agora segue para a aprovação das comissões de Defesa do Consumidor, de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Viação e Transportes, além da comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro