entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

BMW mostra motor com injeção de água

Em fase experimental, novo motor injeta água junto ao combustível para aumentar a potência e reduzir as emissões

02/07/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A BMW mostrou hoje (2) um protótipo do Série 1 com um motor experimental que recebe injeção de água junto com a gasolina. De acordo com a marca, a tecnologia empregada no motor a gasolina 1.5 biturbo de três cilindros permite que o carro obtenha mais potência e reduza as emissões de poluentes.

O propulsor recebeu um spray no sistema de admissão que injeta água no cilindro. Com isso, o motor pode ser resfriado em até 25°C - já que, devido ao turbo, o motor aquece mais do que os motores aspirados por trabalhar com mais pressão - evitando que mais combustível seja injetado na mistura.

Com potência de 218 cv, o protótipo ainda emite 10% menos poluentes do que a versão equivalente em produção - para efeito de comparação, o modelo 116i, equipado com motor a gasolina 1.5 de três cilindros aspirado, rende 110 cv de potência. Outra vantagem do sistema é que não é necessário um tanque exclusivo para a água, já o motor reaproveita o líquido gerado pelo condensador de ar-condicionado.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.