entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Chery anuncia novos lançamentos para 2016

Com tom de frustração, marca anuncia novos direcionamentos para o ano que vem e espera aumento de 60% nas vendas

11/12/2015 - Gabriel Aguiar / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Com a inauguração da planta de Jacareí (SP) em agosto do ano passado, a Chery se tornou a primeira marca de origem chinesa a instalar uma fábrica no Brasil - que passou quatro meses com as linhas de montagem paralisadas e apenas seis meses de produzindo. Ainda assim, a fabricante anunciou planos de crescimento para 2016 e confirmou quatro novos modelos para o País.

Leia mais:
Top 10: carros chineses mais vendidos de novembro
Chery Celer tem desconto de R$ 4 mil
Buenos Aires: Chery anuncia Tiggo5 e Arrizo7 para 2016
Chery New QQ custa a partir de R$ 31.990

Balde de água fria

Com a expectativa de vender 5 mil unidades no Brasil em 2015, a Chery não nega a frustração com o mercado. “Este ano não foi fácil e muitas vezes não sabíamos se chegaria ao fim. O fim chegou, mas não da maneira como gostaríamos ou imaginávamos, mas vamos continuar”, desabafou Luis Curi, vice-presidente da Chery no Brasil.

De acordo com o executivo, o cenário nacional passou por muitas mudanças, o que dificulta os planejamentos da marca. “Quando fazemos uma projeção, passados três meses o cenário se mostra completamente diferente, até mesmo pela volatilidade do mercado e pela instabilidade cambial. Então não fazemos mais projeções e sim metas”, afirmou Curi.

Lançamentos

Segundo o vice-presidente da marca, se a Chery pudesse voltar no tempo o modelo escolhido para inaugurar as linhas de montagem em Jacareí (SP) não teria sido o Celer. “Se tivéssemos uma bola de cristal, teríamos lançado primeiro o Tiggo”, explicou Luis Curi. Reflexo disso é que os planos futuros indicam um novo direcionamento voltado para o segmento de SUVs.

Para o segundo semestre de 2016 já está confirmada a produção nacional do Tiggo 5, um novo SUV maior do que o Tiggo atual - que é feito no Uruguai com peças fabricadas na China. Depois também virão o Tiggo 1, um SUV menor  baseado no hatch Celer, e o Tiggo 3, uma reestilização do modelo já comercializado por aqui. Por fim, a partir de março do ano que vem o New QQ também passará a ser feito no País.

Repensando o futuro

“Quando chegamos ao Brasil em 2011, o mercado era aquecido e ajustamos o nosso cronograma naquela época, mas agora vamos em um ritmo mais lento e mais ajustado, pensando qual modelo é mais adequado para o mercado brasileiro”, explicou o executivo. Segundo Luis Curi, faltou planejamento de mercado e não foram realizados estudos suficientes para compreender o mercado brasileiro.

Mas se agora a intenção é ir com mais calma, o mesmo não pode ser dito das metas planejadas para fabricante de origem chinesa. Isso porque a Chery pretende aumentar em 60% as vendas no mercado brasileiro já no próximo ano, chegando a 8 mil unidades anuais e a um total de 10 mil unidades produzidas em Jacareí (SP) - o dobro do que foi feito neste ano.

Para atingir este objetivo, a marca pretende aumentar a presença regional, passando a comercializar os modelos brasileiros em outros mercados da América Latina. “Começamos a negociar exportações do Celer e do New QQ para os mercados próximos e eles se mostraram muito receptivos. Os mais acertados são Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru”, finalizou o vice-presidente.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.