entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Cinco coisas que você precisa saber sobre financiamento

Quer comprar um carro mas está sem o dinheiro para pagar à vista? Veja o que você precisa saber sobre compra a prazo

23/01/2017 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Está difícil juntar dinheiro para comprar um carro, seja novo ou usado? O financiamento ajuda pessoas nessa situação e permite escolher o prazo de pagamento em função do valor da entrada. Mas você conhece todos as opções de compra a prazo, suas vantagens e desvantagens? O iCarros ajuda a esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

1. Zero km ou usado
É possível financiar tanto veículos 0km quanto usados. Contudo, os juros cobrados pelo carro zero costumam ser mais baixos que os do usado.

2. Prazos
Não há uma regra para todos os bancos, de modo que os prazos mínimo e máximo variam de acordo com a instituição. Além disso, o prazo oferecido irá depender de vários fatores como valor a ser financiado, sua renda e seu histórico financeiro. Em geral, o prazo mínimo é seis meses e o máximo é de 60 meses.

3. Juros
A taxa de juros também varia de acordo com a instituição financeira. Lembrando que quanto menor o prazo, menos juros você pagará. E quanto maior o valor da entrada, menores serão os valores das parcelas ou você conseguirá negociar um prazo menor. O importante é nunca comprometer mais de 30% da sua renda mensal com o pagamento. 

Ficou interessado? Simule o financiamento do seu próximo carro

4. Restrições
Para ter acesso ao crédito do financiamento você não pode ter restrições financeiras, ou popularmente, nome sujo. São consideradas restrições: protestos, cheques sem fundos, dívidas vencidas, ações judiciais e participação em empresa falida. Se você pretende fazer um financiamento, você pode consultar sua situação no SPC/Serasa. 

5. Tipo de financiamento
Os tipos de compra a prazo oferecidos são: CDC (crédito direto ao consumidor), leasing e consórcio. A melhor opção é aquela que melhor se adequar ao seu perfil no que diz respeito a prazo de pagamento, intenção de quitar prestações com antecedência ou a necessidade imediata do veículo. 

O CDC (crédito direto ao consumidor) é o método mais comum. Suas vantagens incluem: o comprador pode adquirir o veículo imediatamente, o saldo restante do financiamento pode ser repassado a um terceiro caso o carro seja vendido antes do final do contrato e os juros são reduzidos em caso de antecipação das prestações. Nesse caso, o carro fica em nome do cliente com alienação fiduciária para o banco até a quitação completa do contrato. Por outro lado, é o método com as taxas de juros mais altas. 

Já o Leasing é um tipo de aluguel com a opção de comprar o bem ao final do contrato. Por isso, o veículo não pertence ao consumidor, ficando em nome do banco até ser quitado. A desvantagem é que o cliente não pode então vender o veículo antes de encerrar os pagamentos. Também não é permitido antecipar prestações para reduzir os juros como no CDC. A vantagem é que o cliente pode ao final do contrato optar por não comprar o veículo, devolvendo-o ao banco, além de ter taxas de juros menores. 

Por fim, o consórcio é o método adequado para quem não tem pressa em comprar o carro. A principal vantagem é que não há a incidência de juros, apenas encargos e a taxa de administração. O cliente paga um valor mensal e aguarda ser sorteado para então ter acesso à carta de crédito que usará na compra do veículo. Isso significa que ele pode ser o último contemplado no grupo, levando anos para conseguir o crédito. A opção é oferecer lances e tentar ser contemplado antes. Por outro lado, se você tiver dificuldades com os pagamentos ao longo do contrato, o consórcio permite vender a sua cota a outra pessoa ou trocar por uma carta de crédito menor.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.