entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

CNH vai mudar em 2017

A partir de janeiro, todas as carteiras de habilitação emitidas terão um novo layout com mais itens de segurança

21/12/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Atendendo à resolução 598 de 24 de maio de 2016 do Contran, todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) emitidas a partir de 2 de janeiro de 2017 ganharão um novo layout. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, as medidas focam no aumento da segurança contra falsificações do documento. Segundo a entidade, o processo para obter e renovar a CNH não muda, mas não foi informado se há alteração nos valores. Quem tem um documento válido não precisará fazer a troca, podendo permanecer com a CNH atual até a expiração da validade. O novo formato será entregue para quem fizer renovação, substituição ou expedição de uma nova CNH.

Leia mais:
Tudo sobre renovação de CNH
Totalmente mudado, novo Ford EcoSport chega em 2017 

Relembre os carros que saíram de linha em 2016 
Seis carros nacionais que fazem inveja lá fora

Uma das principais alterações será a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação, para a cor preta. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do Estado responsável pela emissão da CNH, do lado direito.

No alto do lado esquerdo, sob o Brasão da República, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial de segurança, que também dificulta a falsificação. Todo o fundo do documento vai ficar mais amarelado e alguns elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta.

O documento ganhará brasões da República impressos que só serão vistos com o uso de luz negra. Na parte de baixo, o documento ganha uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes. Além disso, aparecem novos fios de microletras que também servem para dificultar falsificações.

Os itens de controle de segurança incluem mais elementos em relevo e em microimpressão. O documento ganhará um código numérico de validação composto pelos dados individuais de cada CNH. Esse código vai permitir aos agentes de trânsito validar a habilitação por meio de um aplicativo que deve ser disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A nova CNH também terá dois números de identificação nacional – Registro Nacional e Número do Espelho da CNH – e um número de identificação estadual, que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.