entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como vender o seu carro com segurança

Confira um passo a passo com os pontos mais importantes, desde o anúncio de venda até o encontro com o comprador

30/10/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

É bem comum que apareçam dúvidas no momento de vender seu veículo: seja sobre a segurança de receber um valor digno, até questões mais burocráticas de documentação. Com isso, o iCarros preparou um passo a passo de como vender seu carro neste momento de pandemia.

Alguns serviços presenciais já voltaram a funcionar e é importante que todas as informações sobre os veículos estejam bem atualizadas, pois isso ajuda a tornar o anúncio mais atrativo e confiável para o comprador.

Anuncie seu veículo

É possível preparar bons anúncios por diversas plataformas – inclusive aqui no iCarros, onde o processo é bastante simples. Boas imagens fazem toda a diferença para atrair os compradores, portanto tire fotos de diversos ângulos e que mostrem o máximo de partes possíveis – tanto do interior quanto do exterior do carro.

A honestidade quanto ao estado de conservação do veículo também é vital para uma boa venda. Portanto, detalhe ao máximo com a quilometragem ou partes danificadas, por exemplo. Também não é produtivo colocar no descritivo itens a mais do que o carro possui, pois isso pode causar diversos problemas para o vendedor e para o comprador.

Possuir o manual e a chave reserva agrega mais confiabilidade para o seu veículo na hora da venda. Se você mantiver um histórico de revisões e reparos, com as notas fiscais, melhor ainda.

Segurança no anúncio e no encontro com o comprador

Nunca divulgue informações pessoais ao conversar com o comprador. A plataforma do iCarros segue sendo segura para manter suas informações em sigilo, além de ser importante para atestar os dados do veículo. Agilidade na hora de responder os possíveis compradores também é importante.

Se um encontro para o comprador conhecer o veículo for marcado, lembre-se de priorizar um local a céu aberto, com ventilação constante, já que ainda estamos em uma pandemia. Coloque sua máscara e leve seu álcool em gel para higienização constante das mãos e do veículo, mas atenção, determinadas partes do painel e outros acabamentos mancham com álcool em gel. Nunca marque o encontro em seu endereço residencial, uma praça um pouco mais movimentada pode ser o ideal.

Documentação

O Detran retomou as atividades presenciais no dia 19 de agosto e isso facilita a finalização da venda do veículo, que exige emissão da documentação e o emplacamento do carro. É necessário agendar o atendimento pelo site do Detran.

Para se obter o laudo de vistoria, importante para garantir o bom estado do veículo, será necessário apresentar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (documento de rodagem). Muitas ECVs (Empresa Credenciada de Vistoria), inclusive, seguem com agendamento de vistoria em domicílio.

Para transferência do carro, também será necessário emitir um novo CRV. Este deve ser feito no Detran no prazo de 30 dias corridos, sob pena de aplicação de multa no valor de R$195,23, como consta no artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segurança na hora da venda

O mais recomendável para receber o pagamento por seu veículo é o crédito em conta, via transferências bancárias – cheques também podem ser utilizados em última instância, mas procure utilizar essa forma apenas com pessoas que você conheça e confie.

Só entregue o veículo depois de receber o pagamento. Também é preciso tomar cuidado com golpes no WhatsApp, que têm sido cada vez mais comuns. Não compartilhe nenhum tipo de informação pessoal para evitar transtornos.

No anúncio no portal iCarros, é possível ocultar seu número de telefone, deixando apenas o e-mail como forma de contato, o que é mais seguro. Ative também a verificação em duas etapas no seu WhatsApp. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.