entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Denatran quer proibir motos de usar baú

Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, publicou uma portaria que dificulta o transporte de cargas em moto

17/05/2017 - Redação / Foto: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

No dia 27 de abril, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) publicou a portaria 60/2017, que dispõe sobre das modificações permitidas em veículos. Para quem usa motocicletas e precisa utilizar baú ou outro tipo de dispositivo de carga, há a necessidade da alteração do tipo de Veículo no documento de PASSAGEIRO para CARGA. 

Leia mais:

Comissão aprova alteração de CNH para motos
Veja as 19 infrações que suspendem a CNH na hora
Confira a íntegra da Portaria 60/2017 do Contran

Exigência essa já constava na portaria 64 de março de 2016 da mesma instituição. Porém, com a nova resolução, será exigido também um CSV (Certificado de Segurança Veicular) conforme descrito no item número 17. Conforme descrito na portaria, entende-se por dispositivo de carga para motonetas e motocicletas "equipamento do tipo baú ou grelha", abrindo brecha para a exigência de tal modificação em qualquer baú, bauleto ou alforje de motocicleta. As novas regras passam a valer a partir de 27 de maio.

O Ministério das Cidades entrou em contato com a redação do iCarros alegando que todas essas exigências são válidas apenas para Motofrete. No entanto, tal informação não consta na portaria.

Atualizado em 17 de maio de 2017 às 14h32

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.