entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dia do Fusca: relembre a trajetória do eterno "besouro"

20 de janeiro é celebrado no Brasil o Dia do Fusca, modelo emblemático e carismático que liderou as vendas por 24 anos

19/01/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Também chamado de Kafër, Carocha, Beetle, Maggiolino e Coccinelle, o Volkswagen Fusca é famoso em todo o mundo. Não é à toa que ele tem um dia só dele. Bem, na verdade são dois. Em junho é celebrado o Dia Mundial do Fusca. E neste sábado (20) temos aqui no Brasil o Dia Nacional do Fusca. 

Leia mais:
Próxima geração do Fusca deverá adotar tração traseira 
Fusca, Kombi, Maverick, Opala: carros emblemáticos no Brasil 
VW Gol: seis vezes que o hatch soube se reinventar no Brasil

Ícone mundial e objeto de desejo até hoje, o Fusca deixou o mercado brasileiro em definitivo há mais de 20 anos. E ainda deixa saudades. Vamos relembrar então um pouco da sua trajetória!

O nascimento

O Fusca nasceu em 22 de junho de 1934 - data em que é comemorado o Dia Mundial do Fusca. O projeto surgiu do pedido Adolf Hitler para que fosse produzido um carro popular. E a função coube a Ferdinand Porsche. No projeto, o carro precisava chegar aos 100 km/h, ser econômico e barato. 

Veja ofertas de Fusca na sua região

Primeiro importado

Os primeiros Fusca chegaram importados ao Brasil em 1950 e ficaram marcados pelo vidro traseiro dividido. Ele passou a ser montado no País pela Volkswagen em 1953, ainda usando peças importadas da Alemanha, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Vale lembrar que, inicialmente, o modelo era chamado de Volkswagen Sedan. O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983.

Simule quanto saem as parcelas

Fabricação nacional

A fabricação em São Bernardo do Campo (SP) se deu entre 1959 e 1996, quando o modelo saiu de linha. Porém, houve um intervalo de sete anos entre 1986 e 1993 em que o sedã deixou de ser produzido. Ao todo foram vendidas 3,1 milhões de unidades do Fusca, que permaneceu 24 anos na liderança das vendas de automóveis no País, entre 1959 e 1982.

A fabricação no Brasil foi oficializada no dia 20 de janeiro de 1959, daí a escolha dessa data, embora a produção tenha se iniciado na verdade semanas antes. E desde 1996, o dia 20 de janeiro é considerado pelo calendário oficial de eventos da prefeitura de São Paulo o dia do Fusca.

O retorno

Em 1986, o Fusca deixou de ser fabricado, deixando muitos órfãos. Após sete anos longe do mercado, o modelo voltou a ser produzido em 1993 por solicitação do então presidente Itamar Franco - dando origem ao famoso ‘Fusca Itamar’, que foi fabricado até 1996, quando o Fusca deixou de ser fabricado definitivamente. Com base no Fusca, surgiram vários modelos, como a Brasília, o esportivo SP2 e o TL. O nome ressurgiu em 2012, quando a terceira geração do Beetle passou a se chamar Fusca.

Mas o Fusca também teve algumas versões emblemáticas, como o "Cornowagen" de 1965 (com teto solar), o "Bizorrão" ou "Super Fuscão" de 1975, o "Fafá de Belém" de 1979 e o modelo de despedida, a Série Ouro, de 1996.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.