entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dia do Fusca: relembre a trajetória do "besouro"

Também chamado de Kafër, Carocha, Beetle, Maggiolino e Coccinelle, modelo saiu de linha no País há 20 anos

22/06/2016 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação, Newspress e Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O dia 22 de junho é muito especial para pessoas ao redor de todo o mundo. É quando se comemora o Dia Mundial do Fusca. Sim, mundial! E neste ano há ainda outros marcos na história desse carrinho tão simpático: há 30 anos, em 1986, o modelo se despedia do mercado brasileiro pela primeira vez e, em 1996, há 20 anos, ele nos abandonava mais uma vez com uma versão especial chamada Série Ouro. Veja na galeria imagens que relembram a trajetória do carro e modelos de diferentes épocas e estilos.

Leia mais:
Fusca de 1974 com apenas 90 km rodados vai a leilão 
Vídeo: Fusca é estrela nesse episódio da série Clássicos do Brasil 
Vídeo: Colecionadores conhecem o novo Fusca 

Um pouco de história

O Fusca nasceu em 22 de junho de 1934, quando Ferdinand Porsche e Adolf Hitler assinaram o contrato para dar início à fabricação do modelo - daí a escolha dessa data para celebrá-lo no mundo todo. No projeto, o carro precisava chegar aos 100 km/h, ser econômico e barato. Ou seja, ele já nasceu como um carro popular. 

No Brasil, as primeiras unidades chegaram importadas em 1950, caracterizadas pelo vidro traseiro dividido. O modelo passou a ser montado no País pela Volkswagen em 1953, ainda usando peças importadas da Alemanha, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Vale lembrar que, inicialmente, o modelo era chamado de Volkswagen Sedan. O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983.

A fabricação no Brasil foi oficializada no dia 20 de janeiro de 1959, daí a escolha dessa data para celebrar o Dia Nacional do Fusca, embora a produção tenha se iniciado na verdade semanas antes. A fabricação em São Bernardo do Campo (SP) se deu entre 1959 e 1986, quando o modelo saiu de linha.

Após um intervalo de sete anos fora do mercado, ele voltou a ser produzido em 1993 por solicitação do então presidente Itamar Franco, dando origem ao famoso ‘Fusca Itamar’, fabricado até 1996 quando o carro deixou de ser feito definitivamente. 

Ao todo foram vendidas 3,1 milhões de unidades do Fusca, que permaneceu 24 anos na liderança das vendas de automóveis no País, entre 1959 e 1982. O nome ressurgiu em 2012, quando a terceira geração do Beetle passou a se chamar Fusca.

Com base no "besouro", surgiram vários modelos, como a Brasília, o esportivo SP2 e o TL. Mas o Fusca também teve algumas versões emblemáticas, como o "Cornowagen" de 1965 (com teto solar), o "Bizorrão" ou "Super Fuscão" de 1975, o "Fafá de Belém" de 1979 e o modelo de despedida, a Série Ouro, de 1996.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.