entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Em 2020, nenhum Volvo estará envolvido em acidentes

O perfil do motorista mudou e a marca sueca quer apontar a tecnologia de segurança para o futuro da condução

10/07/2012 - Redação / Fonte: iCarros

Em 2020, nenhum Volvo estará envolvido em acidentes
Segundo estudos realizados nos EUA, os condutores passam de 25% a 30% do tempo atrás do volante fazendo qualquer outra coisa que não dirigir, principalmente ao telefone e em dispositivos móveis. Para manter a reputação da marca sueca na fabricação de automóveis seguros, a Volvo estipulou para 2020 um objetivo ousado: nenhum carro da marca estará envolvido em acidentes daqui oito anos.

Para tanto, a Volvo está investindo em três áreas principais, separadas em auxílio à condução noturna, auxílio em cruzamentos e detecção de animais. O primeiro é um sistema que, no futuro, permitirá ao carro dirigir sozinho em situações de congestionamento a partir da informação recebida por câmeras e radares no veículo, seguindo o carro à frente.

O segundo sistema segue o princípio do City Safety, já usado nos carros da Volvo, que para o veículo automaticamente ao identificar um obstáculo no caminho, como pode ocorrer na travessia de um pedestre, por exemplo. Utilizando componentes de monitoramento do ambiente, o computador do veículo pode avaliar uma situação crítica de cruzamento, como um veículo que passa no sinal vermelho enquanto o outro está fazendo uma conversão no local. 

O terceiro item reflete uma realidade alarmante da Suécia, onde 23% das fatalidades nas estradas daquele país foram ocasionadas por motoristas que desviaram de animais na pista e colidiram com o tráfego no sentido contrário. Para essa situação, a Volvo está evoluindo o City Safety, que só funciona em baixas velocidades, para operar em velocidade de estrada. O sistema é desenvolvido para reconhecer formas de animais e seus movimentos por meio de uma série de padrões pré-determinados. A coleta de imagens de animais em movimento é algo contínuo. Com o detector de animais, o carro seria freado de 110 km/h ou 120 km/h para 80 km/h, velocidade em que os sistemas de segurança atuais já operam com mais efetividade.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.