entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

F1 usado por Senna para vencer Mônaco em 1993 vai a leilão

Monoposto esteve em um acidente no treino e foi consertado a tempo de ser usado na qualificação e na prova

30/01/2018 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Ainda hoje muito admirado pelos brasileiros, o piloto Ayrton Senna marcou a história das pistas com vitórias espetaculares e (muitas vezes) emocionantes. E se você também é um fã, saiba que um F1 pilotado por Senna será colocado em leilão pela empresa Bonhams em maio. Mas não é qualquer carro: é o monoposto McLaren-Ford MP4/8A com o qual o tricampeão venceu o Grande Prêmio de Mônaco de 1993 após bater nos treinos livres. Sim, o mesmo carro foi reconstruído e usado na prova no dia seguinte.

Leia mais:
Senna é homenageado com McLaren de 800 cv 
Além do McLaren Senna: carros com nomes de pilotos 
Último kart de Senna é leiloado por R$ 179 mil

O modelo está muito bem preservado e em condições de rodar, segundo a casa de leilões. Esse chassi número 6 é movido por um motor Ford V8. E ele foi usado em nada menos do que oito provas de qualificação durante a temporada de 1993, conseguindo o segundo lugar logo na estreia no Grande Prêmio de Barcelona, na Espanha. 

Na prova seguinte em Mônaco, Senna sofreu um acidente com esse mesmo carro devido a um possível problema com a suspensão no treino de sexta-feira. Ele se chocou fortemente na curva St. Dévote, ferindo o polegar do piloto no impacto. O monoposto chassi número 6 foi então reparado em tempo para a prova de qualificação no sábado, quando Senna obteve o terceiro melhor tempo. 

Na prova no domingo, Senna foi o campeão, superando os rivais Alain Prost e Damon Hill. Ele viu a bandeira tremular pela sexta vez em Mônaco, superando o então recorde de Graham Hill de maior número de vitórias no circuito, estabelecido desde 1969. Senna pilotou esse McLaren ainda em 1993 nas provas do Canadá, França, Grã Bretanha, Alemanha, Bélgica e Itália. A trajetória do carro se encerrou como carro reserva no mesmo ano nos GPs do Japão e Austrália. 

Não há estimativa de preço para esse modelo, mas não deve ficar abaixo dos 5 milhões de euros, ou o equivalente a R$ 19,5 milhões. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.