entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

FCA discorda de Ford e GM e continuará a investir em sedãs

Enquanto rivais americanas dizimam seus sedãs em favor de SUVs e picapes, Chrysler e Dodge encontram seu nicho

04/02/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O ano de 2019 será derradeiro para diversos modelos de passeio nos EUA. Ford e General Motors anunciaram no ano passado uma verdadeira aniquilação de seus sedãs e hatches no mercado estadunidense, mas o grupo Fiat Chrysler não vai seguir pelo mesmo rumo. Apesar de planos para expandir sua gama de SUVs, a FCA não descartará seus modelos de passeio.

Leia mais:
Venda em baixa farão Fiat desistir da Índia, mas não dos EUA
Wranlger vs Roxor: Jeep vence briga judicial contra Mahindra
RAM 2500 chega no 2º semestre, mas RAM 1500 ainda em estudo

Além da recém-lançada minivan Pacifica, Chrysler e Dodge possuem os modelos 300, Charger e Challenger representando o grupo no segmento de carros de passeio. Tecnicamente antigos, já que compartilham a plataforma com o Mercedes-Benz Classe E de duas gerações atrás, o trio continua a vender muito bem, com números que vão contra a lógica de mercado.

Confira aqui ofertas de carros da Dodge na sua cidade

O Chrysler 300, já fora de linha no Brasil, deixará de ser vendido como está até o fim desse ano, contundo, diferentemente do que antigos planos da FCA mostravam, ele não será substituído por um sedã de tração dianteira baseado na minivan Pacifica. Steve Beahm, responsável pela divisão de carros de passeio da FCA, em entrevista à Automobile Magazine, explicou que substituir o icônico sedã por um carro de tração dianteira não seria benéfico para a marca. Contudo, a aposentadoria  derradeira do 300 não é confirmada, apenas o fim dessa geração em 2019.

Simule gratuitamente as parcelas do seu próximo carro

Apesar de ter SUVs planejados para Dodge, Chrysler e até Fiat, o grupo apostará em nichos de mercado que estão se formando por conta da aposentadoria de concorrentes. O mercado de sedãs grandes é liderado pelo Dodge Charger, sendo seguido por seu primo Chrysler 300 em terceiro lugar. Com tamanha representação, não faz sentido tirar ambos de linha que, em 2018, somaram 120 mil unidades comercializadas. Além disso, modelos importantes no segmento, como Chevrolet Impala, Buick LaCrosse, Ford Taurus e Cadillac CT6 sairão de linha até o final de 2019.

Procurando um Chrysler? Veja ofertas em todo o Brasil

Para o Charger e também para seu irmão cupê Challenger, o plano inicial era que a nova geração de ambos seria construída sobre a plataforma Giorgio da Alfa Romeo. De produção cara e menor que o necessário para os muscles, a Giorgio será deixada de lado em favor da velha plataforma Mercedes, porém com mudanças extensas para todos os lados. Segundo Beahm, isso permitirá que os modelos permaneçam grandes, potentes e baratos, como se faz necessário no segmento de muscle-cars.

O executivo ainda ressalta que, apesar da idade de Charger e Challenger, “eles estão ficando melhores com o tempo, como os vinhos.” Edições especiais e versões cada vez mais potentes, como a Hellcat e a Demon, rejuvenescem a imagem da dupla, destaca Steve.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.