entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Venda em baixa farão Fiat desistir da Índia, mas não dos EUA

Diferentemente da ameaça da General Motors no Brasil, fim da Fiat na Índia é premeditado

01/02/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Enquanto no Brasil a Fiat se encontra em uma confortável situação econômica, investindo em diversos novos projetos e figurando entre as líderes de mercado, na Índia e nos EUA a história é totalmente diferente. Nesses dois países a marca enfrenta vendas em baixa, pouca perspectiva de lançamentos e, no caso da Índia, portfólio desatualizado e ameaçado por novas legislações.

Leia mais:
GM considera deixar o Brasil por falta de lucratividade
Ford dá sinal verde para picape concorrente da Fiat Toro
Fiat Tipo Sport 2019 estreia com motor T-Jet de 120 cv

Na Índia, o foco da FCA passará a ser a Jeep, conforme aponta o Autocar India. O grupo deixará de atuar com a Fiat devido às vendas em queda e a necessidade de retirar de linha Punto e Linea, seus atuais modelos, por conta das novas leis de emissões e segurança as quais a dupla não consegue cumprir. O prazo máximo para que isso aconteça é abril de 2020, quando a lei passa a valer por lá.

Confira aqui ofertas de carros da Fiat

Os brasileiros Argo e Cronos seriam a solução para a Fiat Índia, porém a dupla nacional foi considerada cara demais para o mercado do outro lado do oceano. Modelos menores como Panda ou Uno não seriam competitivos o suficiente no mercado, enquanto o Tipo feito na Europa seria ainda mais caro para o mercado. Focada na nacionalização do Compass e de olho na chegada do Renegade e do mini-Renegade (para competir no segmento de até 4 m de comprimento), a Jeep tomará o lugar da Fiat na Índia.

Enquanto isso nos EUA

Já nos EUA, a situação é um pouco diferente. Totalmente focada na família 500 constituida por 500, 500X e 500L, além do esportivo 124, a Fiat é a marca do grupo FCA com menor volume de vendas nos Estados Unidos. Apesar de contar com quatro modelos diferentes, metade do que tem a Chrysler, a italiana não consegue emplacar tanto quanto a irmã. O crescimento das vendas de picapes e utilitários esportivos também prejudicará a Fiat nessa alçada, já que não oferecerá a Toro por lá e o 500X é considerado pequeno para o mercado de volume.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

O foco nos próximos anos será na nova geração do 500 hatch, que deverá crescer, ganhar uma nova versão elétrica com autonomia notadamente ampliada, além de uma inédita versão quatro portas. Para a Fiat, os EUA é um mercado essencial, especialmente por trabalhar com modelos de imagem.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.